Então senhores, através das estatísticas do blog, vejo que muitas pessoas chegam até o Canal Piloto pesquisando nos sites de buscas dúvidas como “Qual a idade máxima para ser Piloto de Linha Aérea”, “Estou velho demais para a aviação?”, “Qual a idade máxima para ser piloto?” e etc
Atualmente nós vemos que a maioria do pessoal que está começando na aviação tem entre 17 e 21 anos, e sabendo disso, algumas pessoas com uma idade mais avançada ficam com receio de se podem ou não começar a formação levando em conta a sua experiência de vida.
Então vamos à explicação que irá tirar algumas dúvidas:
A primeira coisa que temos de levar em conta é o cargo que você tem em mente, pois algumas pessoas tem como objetivo final e sonho absoluto a profissão de “Piloto de Linha Aérea”, então quando estes falam “Quero ser Piloto de Avião”, elas querem dizer na verdade “Quero ser Piloto de Linha Aérea”.
Por outro lado, outras pessoas são como eu, que só querem voar, independente do cargo, aeronave ou empresa, essas pessoas se sentiriam realizadas com qualquer tipo de cargo: Piloto de Malote, Piloto Agrícola, Piloto de Táxi Aéreo, Instrutor de Voo, Co-Piloto de Aviação Executiva e etc.
É importante dizer que nenhum desses dois grupos são diferentes no sentido de importância ou humildade, cada pessoa tem o seu objetivo dentro da aviação e devemos correr atrás desse sonho.
Analisando esses dois grupos, temos de levar em conta mais um fator antes de dar a resposta, esse fato é a “Situação do Mercado de Trabalho na Aviação”.
Um tempo atrás a aviação comercial no Brasil sofreu um dos seus piores momentos, com a falência de algumas grandes Linhas Aéreas o mercado estava muito retraído, o que acarretou em: Aviadores se formando, número de vagas diminuindo, e Pilotos da ativa sendo demitidos e voltando para cargos menores, ou seja, muitos pilotos e poucas vagas. Houve casos até de pilotos renomados de Linha Aérea tendo de voltar a dar instrução de Paulistinha nos Aeroclubes para assim poder pagar o sanduíche de presunto de cada dia.
Atualmente (Julho de 2011), a aviação está na situação oposta, o mercado está mais aquecido e quem se forma hoje já sabe que o primeiro emprego não vai demorar para aparecer (se o piloto tiver uma boa formação é claro). As empresas, tanto de Táxi Aéreo, Aviação Executiva, Aeroclubes e Linhas Aéreas, estão em expansão, ou seja, os aviadores que se formam, estão sendo promovidos em um espaço relativamente curto de tempo, portanto os pilotos do mercado estão concentrados nos cargos mais altos da aviação, e assim: Estão faltando pilotos para a aviação de base. Se você está lendo esse texto muito após a data de publicação, provavelmente o cenário pode já ser outro. Viu como o mercado muda?
Voltando ao assunto, a atual falta de pilotos na aviação de base pode ser visto claramente nos aeroclubes, na maioria deles muitos alunos estão tendo dificuldades para marcar aulas de voo, não por falta de dinheiro ou por falta de aeronaves e sim por falta de instrutores.
Finalizando esse ponto aproveito para alertar, quando você escutar em matérias sensacionalistas de TV a frase “Está/irá faltar pilotos”, entenda isso como “Estão faltando pilotos qualificados” ou “Estão faltando profissionais qualificados em certo setor específico”, como o setor de instrução citado anteriormente. Ou seja, não leve essas frases de TV ao pé da letra.
Além de tudo isso, outro fator importante é o tempo de formação: Se você está lendo essa postagem por se achar um pouco velho para começar, provavelmente você já deve ser formado e está trabalhando em outra área. Isso é um fator valioso, pois assim você já tem o seu “$$$ Pé de Meia $$$”, e pode se formar mais rapidamente, coisa que os mais novos nem sempre podem fazer justamente por falta de capital.
Então senhores, sabendo de tudo isso vamos à uma breve análise:
Levando em conta que você, assim como eu, só quer voar, independente do cargo ou aeronave, sabia que na maioria dos lugares, não existe idade limite pra você. Há casos de pessoas que se formam na casa dos 40 anos, mas conseguem um cargo como instrutor, piloto de malote/carga, co-piloto de aeronave de pequeno porte e etc. Pois vendo o mercado atualmente, se você tiver o seu CHT, CMA e etc de Piloto Comercial, nenhuma empresa da aviação de base irá lhe dispensar só por causa da sua idade.
Agora quanto ao futuros Pilotos de Linha Aérea, se você quiser começar a se formar na aviação hoje (Julho de 2011), e você quer ser SÓ Piloto de Linha Aérea durante o auge de sua carreira, sabia que a casa dos 30 anos é meio que um limite para você. Como eu disse, tudo varia com o mercado e a disponibilidade de pilotos, mas um piloto de 30 anos e com pouca experiência na aviação, nem sempre tem a vaga garantida nas Linhas Aéreas.
Por exemplo, se você tiver 25 anos, mas tem seu emprego em outra área, e pode se formar com agilidade, você tem mais chances do que alguém de 23 anos mas que poderá levar muito tempo para se formar pois não tem o seu capital garantido.
Um ponto que tem de ser explicado é que algumas pessoas falam, “Um dia fiz o voo de Linha Aérea e o piloto tinha uns 55 anos, então o mercado está aberto pra qualquer idade”. O X da questão é que ele está na “ativa” com 55, mas provavelmente ele está formado há vários anos, e por causa dessa experiência, mesmo com essa idade ele pode tranquilamente ser demitido e conseguir outro emprego rapidamente, levando em conta o mercado atual.
Então senhores, vamos a um pequeno conselho aqui, levando em conta que você é formado em outra área e está ganhando seu salário todo mês com esse outro trabalho, deixo aqui o exemplo de alguns grandes amigos meus: Alguns dos ótimos amigos que fiz na aviação, estão nesse cenário, estão formados em outra área mas desejam “migrar” para a aviação, apesar disso, estes não tem pressa, eles seguem a seguinte doutrina:
“Eu vou me formando e aproveitando as aulas de voo, se no fim da formação eu conseguir um vaga, irei mudar de profissão com todo prazer, mas se eu não conseguir por casa da minha idade ou por causa do mercado, sem problemas, eu tenho meu emprego anterior e tenho também o que eu mais queria: O direito de pilotar”
Então sigam esse exemplo e tenham cautela senhores, o mercado está aquecido mas não é qualquer um que consegue, dinheiro e vontade nem sempre são tudo na aviação, não confunda “agilidade” com “pressa”, essa euforia já impediu muita gente de seguir em frente.
Eu juntamente com os amigos citados acima gravamos um CP Cast (podcast em áudio) sobre o tema Idade na Aviação, recomendo fortemente que você escute essa 1h de conversa em áudio sobre o assunto – Clique na imagem abaixo, e ao final da postagem que se abrirá na nova janela, dê o “play” na postagem e escute a conversa:
Caso você tenha uma idade maior do que os exemplos do texto, não se desespere, são apenas exemplos, como foi dito tudo depende do mercado, atualmente ele está aquecido, nada impede que daqui a alguns anos ele fique ainda mais atrativo, por tanto você que está na incerteza atualmente, poderá ser um piloto muito requisitado daqui a alguns anos, portanto não desvie do seu objetivo seja ele qual for: Aviação geral ou Linha Aérea.
Então senhores, como vocês puderam ver, dependendo do seu objetivo final, não está tarde demais, o tempo pode ter lhe tirado alguns anos de vida mas lhe deu muita maturidade e experiência, duas coisas que são muito bem vindas na aviação, portanto analise a sua situação e veja se é viável, pois vendo o mercado nós sabemos que a hora de começar, é agora.
Nos vemos lá em cima.
Abraços
Sales
- Voando de São Paulo ao Sul de anfíbio - 02/02/2024
- A automação acabará com os pilotos? - 02/09/2022
- Pilotos podem ter tatuagens? - 11/08/2022