Estou velho para começar a carreira de piloto?

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Essa é uma pergunta que muitas pessoas se fazem, principalmente em uma profissão que mexe muito com o imaginário das pessoas. Uma profissão em que, infelizmente, o custo da formação é alto, e nem todos têm condições financeiras para investir na formação de piloto aos 18 anos de idade. Muitas vezes as pessoas preferem seguir outra carreira, e depois acabam se arrependendo e querendo seguir a profissão do coração. E aí, quando percebem, já estão com 25, 30, 35 ou até com 40 anos. Nesse momento, vem aquela pergunta: será que estou velho para mudar de profissão? Será que terei sucesso na nova profissão? Vale a pena trocar este emprego atual por um sonho de criança?

Vou começar respondendo às duas últimas perguntas. Sempre tive em mente a seguinte frase de Confúcio: “Escolha um trabalho que você ame, e não terás que trabalhar um único dia em sua vida”. Sendo assim, acredito que o profissional que trabalha feliz, e com amor naquilo que faz, é um excelente profissional.

A carreira como piloto de avião – seja na aviação agrícola, executiva ou linha aérea – sofre oscilações. Existem momentos onde as empresas aéreas estão contratado muitos pilotos, e isso acaba movimentando o mercado da aviação executiva. Em outros momentos, quando a economia não está tão bem assim, temos o inverso: muitos pilotos sendo demitidos e muitos aviões sendo devolvidos, tanto na aviação executiva quanto nas companhias aéreas. Portanto, tenho em mente que a busca pelo sucesso virá independente da situação do mercado da aviação, que é cíclico.

Então, vale a pena persistir e ir atrás das oportunidades, não ficar triste e acomodado. O sucesso na nova profissão depende de você, da sua perseverança, da sua busca por um emprego. Na minha visão, nada “cai” do céu. O essencial é estar pronto para o mercado, seja no Brasil ou fora dele. É importante estar com as carteiras, ICAO e o exame médico sempre válidos, e manter-se estudando. As oportunidades com certeza virão.

Não vejo como correto abandonar ou deixar de lado o sonho de ser piloto, ou então, deixar como “plano B”. Não importa a idade: quanto mais você se afasta desse mundo, geralmente trabalhando com coisas totalmente fora da aviação, a possibilidade do voo se tornar um hobby é muito grande. E nesse momento, existirá aquela pessoa que lutou e vai conseguir o seu objetivo, e outro que queria ser piloto, mas acabou desistindo. Para este último, terá faltado um pouco mais de persistência. Esta pessoa também conseguirá voar, mas terá o voo como um hobby, provavelmente ficando muito frustrada quando encontrar alguém que acreditou, lutou até o fim e conseguiu um trabalho como piloto.

Acredito que é possível conciliar o emprego atual com a busca por uma oportunidade como piloto de avião. Até porque, quando se tem mais idade, existem mais despesas com relação a casa e filhos, por exemplo. Por este motivo, tenho em mente que essa transição tem que ser feita aos poucos, mas sempre com o foco de busca à realização do sonho. Afinal, todo homem tem um sonho, e tenho certeza de que a realização desse sonho vai lhe ajudar a ser uma pessoa mais feliz.

Por tudo isso, no meu ponto de vista, não existe idade para entrar na aviação, até porque não existe só a aviação comercial como foco para o trabalho. Há a possibilidade de se trabalhar como instrutor de voo, na aviação agrícola, e também na aviação executiva. Muitos sonham com o ingresso em uma companhia aérea, porque para a maioria das pessoas, esse sonho de ser piloto de avião nasceu vendo os aviões de grande porte, nos aeroportos. Mas como mencionei, muitos caminhos podem ser escolhidos, onde a faixa etária não será problema. O importante é persistir, lutar e acreditar no seu sonho.

Rodrigo Satoshi
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