Apelidada de Starbuster, esta aeronave experimental realizou seu primeiro voo motorizado há 59 anos, empregando características de voo com altíssima velocidade, entre Mach 2 ou 3. Apesar de seu apelido, o termo Starbuster é raramente ou talvez nunca encontrado em relatos para leitura sobre essa aeronave.
O projeto Bell X-2 foi desenvolvido para fornecer dados para estudos sobre características de voo em limites extremos, em comparação com o Bell X-1 e o D-558 II, que haviam apresentado problemas de aquecimento aerodinâmico. O problema foi nomeado mais tarde de “moita térmica”, e o X-2 foi feito para estudá-lo.
O X-2 também foi o pioneiro na utilização de motores de foguete em aviões nos EUA. Antes dele, houve só o Me 163B, durante a Segunda Guerra Mundial. O motor utilizado foi o XLR25, construído pela Curtiss-Wright. Ele foi baseado no sistema JATO (jet-assisted take off), construído por Robert Goddard para a Marinha americana.
A sequência de lançamento para os primeiros testes ocorreu a partir de um B-50 modificado, realizando o primeiro voo não motorizado em Junho de 1952. Em 1953, durante os testes, o protótipo sofreu uma explosão durante um voo, após haver pane no sistema de oxigênio líquido da aeronave.
O primeiro voo motorizado aconteceu no dia 18 de novembro de 1955. Mesmo com alguns anos de atraso, ele pôde provar sua eficiência. Na época, ainda pôde estabelecer um novo recorde de velocidade, após atingir o Mach 2.87. Com ele, ainda houve testes de velocidade do YF-104A, que configurado para combate, pode chegar até Mach 2.3.
Após alguns voos de testes, o X-2 entregou dados valiosos para pesquisas sobre voos de alta velocidade, calor aerodinâmico, e voo em alta altitude. Serviu também para responder muitos dos enigmas do voo acima do Mach 2. Três anos depois dos testes mais complexos com o X-2, os americanos puderam dar continuidade aos projetos mais avançados, como o North American X-15.
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