GPS: Como gravar a rota de seu voo

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Nos tecnológicos dias atuais, quase todo aparelho mobile possui um GPS integrado, que traz muitas facilidades para a navegação em solo – seja para achar um endereço, ou auxiliar na melhor rota para o motorista em um carro. Para o mercado da aviação também existem diversos aplicativos, que facilitam em muito o voo e o planejamento do mesmo. Mas como na primeira fase da aviação, a instrução de voo do PP e PC, tais facilidades tecnológicas são proibidas devido ao uso obrigatório das cartas físicas e equipamentos analógicos, hoje compartilharemos com vocês uma utilidade do GPS para a aviação, que pode inclusive ser utilizada nos voos de instrução, além de dicas de como otimizar o uso dos aparelhos com acessórios disponíveis no mercado.

Nas lojas de aplicativos, existem diversos apps focados para os atletas que fazem trilhas e desejam rastrear o caminho que percorrem. Devido a possíveis elevações de morros e montanhas, boa parte deles registram inclusive as mudanças de altura e velocidade vertical. Outro ponto chave desse gênero de app é que eles não se atrelam a rotas ou caminhos que já estão nos mapas. Sendo assim, se você cruzar uma rodovia durante o seu caminho, o GPS não interpretará que você irá seguir por ela, como outros apps de direção o fariam. Unindo tudo isso, o uso para a aviação se torna perfeito.

Eu utilizo um app da própria Google, o “Minhas Trilhas” (My Tracks), que além de uma interface simples, também possui opções de integração com outros serviços do Google, como o Google Maps e Google Drive, possibilitando que você inclusive compartilhe o mapa “animado” com os amigos.

Com os dados gravados e jogados nos mapas, você pode conferir se realmente passou por onde planejou, ver os desvios feitos, circuitos de tráfego realizados, e ver no que pode melhorar.

Alguns de meus voos gravados

Abaixo, parte de uma navegação feita para o litoral de SP, com TGL em Itanhaém, sobrevoo pelo litoral, passagem baixa na Base Aérea de Santos e subida pela serra novamente (consegui ver minha antiga escola nessa rota)

A seguir, uma navegação entre Jundiaí e São José do Rio Preto. Na parte da ida, pode-se notar o desvio feito de acordo com a solicitação do Controle Academia, que o faz frequentemente para separar as aeronaves civis das militares que treinam na região.

Abaixo estão dois voos com os mesmos pontos, navegações entre Jundiaí e Itápolis. A primeira com saída pelo Sul, desvio para TGL em Piracicaba e outro desvio procurando a referência certa, com rota direta em seguida. Na segunda imagem, saída pelo Norte e rota direta para Itápolis.

Mas antes de você iniciar a utilização na instrução, cabe um conselho. Não somente pela proibição e segurança, mas também por respeito ao instrutor, procure não ligar o app já na aeronave, como no ponto de espera da cabeceira. Eu por exemplo ativo o meu minutos antes de me dirigir à aeronave, o coloco no bolso (ou na mochila, se for tablet), e esqueço ele, só voltando a me preocupar com isso quando já saí da aeronave após o voo. Já entrou na aeronave e esqueceu de ligar? Agora já é tarde demais, deixe para o próximo voo. Por agora, preocupe-se apenas com a operação da aeronave.

Nem tudo são flores

Tudo seria ótimo se funcionasse como deveria, e é nessa parte que começa a necessidade por acessórios. Observe as próximas imagens, ambas mostrando pousos pela cabeceira 36 do Aeroporto de Jundiaí. Na primeira situação, o sinal do GPS estava excelente, e mostrou a linha do pouso com exatidão. Já na segunda, diferente do que é exibido, posso garantir que não fiz uma aproximação pela área dos hangares para tocar na pista, e não taxiei por fora do asfalto após livrar a mesma.

Isso acontece devido à carência de sinal – não de 3G, já que isso não é necessário para a gravação dos dados, mas sim do sinal de GPS propriamente dito. Em algumas situações, ele exibe localizações contínuas mas errôneas, como no caso da imagem acima. Em outras, quando falha por alguns segundos, acaba exibindo uma linha pontilhada, marcando apenas os locais onde o GPS conseguiu sinal. A confiabilidade do sinal inclusive não diz respeito ao aparelho. Eu voei pela mesma região por algumas semanas utilizando três tipos diferentes de mobiles ao longo do tempo, um celular Galaxy 5 (na época, o smartphone mais barato do mercado), um tablet Galaxy Tab 2, e um celular Galaxy SIII. Incrivelmente, o melhor celular se mostrou o mais falho no rastreamento do sinal, enquanto o básico e humilde Galaxy 5 nunca me deixou na mão, tal qual o Galaxy Tab.

Garantindo seu sinal GPS

Um sinal de GPS contínuo é necessário não somente para esses casos, mas também para os pilotos mais avançados que utilizam apps de aviação como complemento ou backup para sua navegação, ainda mais após a ANAC ter regulamentado a utilização de tablets na aviação regular. Para substituir os GPS básicos nativos dos celulares com iOS, Android ou Windows Phone, muitas empresas vem desenvolvendo pequenos acessórios para substituir estes e garantir um sinal de qualidade, seja plugando o acessório no aparelho, ou o conectando por sinal Bluetooth. Seguem alguns deles.

Plug & Play, para iOS:

Via Bluetooth, para iOS, Android e Windows Phone:

Independente:

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Vale o trabalho?

Quem acompanha o Canal Piloto e o Canal Piloto Cockpit, sabe que costumo gravar não apenas os dados do GPS expostos aqui hoje, mas também o vídeo e áudio de todos os voos, e 99% do conteúdo que gravo, acabo nunca publicando em nenhum lugar, por ser apenas mais do mesmo. Mas tudo isso acaba sendo útil na análise posterior do voo, na nossa auto-crítica, principalmente quando sabemos que erramos e queremos dar o replay para entender o que aconteceu.

No caso dos dados de GPS, me foram úteis principalmente para confirmar as referências das navegações. No planejamento prévio, quando fixamos um ponto de referência visual, como uma cidade, temos sempre de analisar “as referências para a referência”, como rios que passam perto dela, rodovias que atravessam a mesma e coisas do gênero. Durante os voos, nem sempre a cidade é tão caricata quanto é exibida nas cartas, e por este motivo volta e meia bate a duvida: “Eu passei o ponto A, e já estou visual com o ponto C lá na frente, mas será que essa cidade é realmente o ponto B? Será que o vento não me afastou? Pois ali do lado há uma outra cidade quase do mesmo tamanho…” – E é justamente para esses casos que os dados do GPS são úteis, principalmente para as áreas nas quais você fará diversas navegações.

Portanto, se um você precisar, é interessante ter os dados.

Alexandre Sales
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