História das Companhias Aéreas – Capítulo 41

posted in: Artigos | 0

Capítulo 41

A Western Airlines foi uma companhia americana de longa existência, havendo operado entre os anos de 1926 e 1987. Fundada em julho de 1925, a companhia servia principalmente à porção oeste dos Estados Unidos, México e Canadá. Seus hubs de operação localizavam-se nas cidades de Los Angeles, Salt Lake City e Denver.

Assim como grande parte das primeiras companhias americanas, a Western Airlines iniciou suas operações após lhe ser concedido um contrato de transporte aéreo postal. Sua primeira rota interligava as cidades de Salt Lake City e Los Angeles, e era operada por aeronaves Douglas M-2, pequenos biplanos monomotores, amplamente utilizados no início do serviço aéreo postal americano. O transporte de passageiros iniciou-se apenas um mês depois do primeiro voo da companhia.

De uma pequena linha aérea regional, a Western Airlines transformou-se em uma das principais linhas aéreas americanas, após lhe ser concedido o direito legal de operar a rota Minneapolis – Salt Lake City, com escala em Casper, no estado de Wyoming. Casper é até hoje conhecida como “A Cidade do Petróleo”, graças ao proeminente crescimento financeiro que o mineral proporcionou à região. O crescimento permitiu que a Western Airlines substituísse sua frota por aeronaves Douglas DC-6, Lockheed L-188 Electra e, posteriormente, pelo Boeing 707.

Na década de 1960, a frota da Western Airlines foi integralmente substituída por aeronaves a jato. Foi a era dos Boeings 707-320B, 727-200 e 737-200. Novos destinos incluíam as cidades de San Francisco, Portland e Seattle. A aquisição da Pacific Northern Airlines, que servia ao estado do Alaska, permitiu que a companhia agregasse também a cidade de Anchorage aos seus destinos.

Durante a década de 1970, a companhia promovia-se ao se auto intitular “A Linha Aérea do Champanhe”, pois a bebida era servida gratuitamente a todos os seus passageiros com mais de 21 anos – um tratamento, convenhamos, bastante diferente ao dispensado aos passageiros nos dias de hoje. Encontrar celebridades a bordo de suas aeronaves também era algo frequente. Os atores William Shatner e Leonard Nimoy, astros da série “Star Trek”, chegaram inclusive a protagonizar uma série de comerciais de TV para a companhia.

A Western Airlines deixou oficialmente de existir somente após ser absorvida pela Delta Airlines, em um processo de fusão cujas negociações tiveram início em 9 de Setembro de 1986, e concluíram-se em 1 de Abril de 1987. Sua memória, no entanto, permanece viva até hoje entre os cidadãos americanos, graças a comerciais de TV como o que você confere abaixo, protagonizado pelos inesquecíveis dançarinos Gene Kelly e Fred Astaire:

Luiz Cláudio Ribeirinho
Redes
Latest posts by Luiz Cláudio Ribeirinho (see all)