História das Companhias Aéreas – Capítulo 62

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Capítulo 62

No dia 28 de Outubro de 1922, a Itália presenciou um dos mais importantes momentos de sua história. Em sua capital, aconteceu a “Marcha sobre Roma”, uma vasta manifestação que levou ao poder o Partido Nacional Fascista. O líder do partido, Benito Mussolini, assumia então o cargo de Primeiro-ministro, autoridade máxima do regime governamental de seu país. Em um período pouco após a Primeira Guerra Mundial, o fascismo ascendia ao poder, com uma ideologia totalitária que perduraria por longos anos, mesmo após a Segunda Guerra Mundial.

Em meio a esse rígido e austero cenário político, no ano de 1928, nascia a primeira companhia aérea italiana, que anos mais tarde viria a compor a Ala Littoria, a grande estatal fascista que congregaria todas as linhas aéreas italianas de sua época. Operando a partir de Roma, surgia a Società Aerea Mediterranea, uma companhia dedicada ao transporte de carga e passageiros. Sua fundação deve-se a Ítalo Balbo, ministro da aeronáutica italiana e comandante próximo a Mussolini, ao lado do qual pode ser visto em imagens históricas da Marcha sobre Roma.

No período que antecedeu a Segunda Guerra Mundial, a Società Aerea Mediterranea operou com aeronaves de fabricação exclusivamente italiana. Fizeram parte de sua frota o Breda Ba.44, além dos hidroaviões CANT 22 e Savoia-Marchetti S.55. Deste último modelo, inclusive, resta apenas um exemplar em todo o mundo: o I-BAUQ “Jahú”, utilizado pelo Comandante João Ribeiro de Barros em sua travessia do Atlântico Sul, em 1927. O Jahú encontra-se hoje em solo brasileiro, e pode ser visto em exposição no Museu da TAM, em São Carlos.

Jahu_Canal_Piloto

Após ser desativada com sua incorporação à Ala Littoria em 1934, a Società Aerea Mediterranea voltou a operar em 1959 como subsidiária da Alitalia, a atual companhia de bandeira italiana. Foi a era das aeronaves americanas em sua frota, como o Curtiss-Wright C-46 Commando e os Douglas DC-3 e DC-6, além do francês Sud Aviation Caravelle, que ilustra este artigo. As operações como subsidiária da Alitalia duraram até o ano de 1981, quando a Società Aerea Mediterranea foi definitivamente dissolvida.

Luiz Cláudio Ribeirinho
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