História das Companhias Aéreas – Capítulo 85

posted in: Artigos | 1

capítulo_85_Canal_Piloto

Quando se fala em aviação na Austrália, um dos nomes mais relevantes a ser lembrado – se não o mais importante – é o de Charles Kingsford Smith. O aviador australiano conseguiu fama mundial ao fazer o primeiro voo de travessia do Oceano Pacífico, partindo dos Estados Unidos em direção ao seu país de origem. A façanha foi realizada a bordo do “Southern Cross” – uma aeronave Fokker F.VIIb/3m, equipada com três motores – na companhia de Charles Ulm, o aviador que também acompanhou Kingsford Smith em diversas outras façanhas, como a travessia do Mar da Tasmânia, em 1928, partindo da Austrália em direção à Nova Zelândia. Ambos entraram para a história da aviação em seu país, recebendo inúmeras menções honrosas.

As parcerias entre ambos eram usualmente bem-sucedidas graças às habilidades comerciais de Charles Ulm, que negociava e obtinha os patrocínios para as expedições. O sucesso nos negócios proporcionado pela parceria levou os aviadores a fundarem a Australian National Airways, uma pequena companhia aérea de curta duração.

A frota da Australian National Airways era composta de cinco aeronaves Avro 618 Ten, de configuração semelhante à do Fokker F.VIIb/3m utilizando pela dupla em suas expedições. As atividades iniciaram-se em Janeiro de 1930, vindo a encerrarem-se no ano seguinte após a queda de duas aeronaves da frota. Das três aeronaves remanescentes, duas foram vendidas e uma permaneceu sob a posse de Charles Ulm. A bordo dessa aeronave, renomeada como Faith in Australia, Ulm fez o menor tempo de voo prara a sua época entre a Inglaterra e a Austrália, estabelecendo um novo recorde. O Faith in Australia viria também a fazer inúmeras novas travessias do Mar da Tasmânia.

Anos depois, em 1936, o nome “Australian National Airways” viria a ser reutilizado na fundação de uma nova companhia, sem qualquer vínculo com sua antecessora homônima. A nova Australian National Airways viria a dominar o mercado da aviação australiana entre as décadas de 1930 e 1950.

Luiz Cláudio Ribeirinho
Redes
Latest posts by Luiz Cláudio Ribeirinho (see all)