História das Companhias Aéreas – Capítulo 98

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Localizada na Ásia Meridional, a Índia é o segundo país mais populoso do planeta – atrás apenas da China – e uma das mais importantes economias mundiais. Ao lado do Brasil, da Rússia, da África do Sul e da própria China, a Índia compõe o BRICS, um grupo de cooperação político-econômica formado pelas principais economias emergentes do mundo. Grande parte da expressividade econômica da Índia deve-se ao Tata Group, um conglomerado industrial com atuação em diversos setores da economia indiana. O conglomerado foi fundado em 1868 por Jamsetji Tata, o lendário empreendedor conhecido como “Pai da Indústria Indiana”.

Uma das subsidiárias do Tata Group, a Tata Sons, está intimamente ligada ao surgimento da aviação na Índia. Nascido na França em 1904, seu fundador, Jehandir Tata, foi o primeiro cidadão indiano a obter uma licença de piloto civil. Filho de um primo de primeiro grau do histórico Jamsetji Tata, Jehandir associou-se ao aviador sul-africano Nevill Vintcent para estabelecer o primeiro serviço aéreo postal da Índia, com a intenção de interligar Mumbai a Colombo, capital do Sri Lanka. Nascia assim a Tata Air Service, que daria origem à Air India dos dias de hoje.

Os primeiros voos foram operados por aeronaves De Havilland Puss Moth, em uma rota de periodicidade semanal. A primeira rota a receber aprovação de operações interligava Karachi, no Paquistão, a Chennai, na Índia, passando pelas cidades de Ahmedabad e Mumbai. Passados o fim da Segunda Guerra Mundial e a Independência da Índia, ambos ocorridos em 1948, a companhia teve a maior parte de suas ações adquiridas pelo governo indiano, tornando-se uma companhia majoritariamente estatal. Foi também nessa época que iniciaram-se os voos internacionais de passageiros, com aeronaves Lockheed Constellation rumando para Londres, na Inglaterra.

A era dos jatos chegaria para a Air India em 1960, quando o primeiro Boeing 707-420 incorporou-se à frota da companhia para atender aos voos com destino a Nova Iorque, nos Estados Unidos. A Air India tornou-se, com isso, a primeira companhia oriental a operar aeronaves a jato. Dois anos mais tarde, em 1962, foi a primeira companhia do mundo a ter uma frota inteiramente composta por jatos.

A Air India também tem uma importante participação no patrocínio e promoção dos esportes em seu país. O Air India FC é um clube de futebol patrocinado pela companhia aérea, com participação expressiva na Liga de Futebol de Mumbai, que por sua vez, conta com seis divisões e mais de 300 times. Muitos jovens talentos são revelados pelo clube ao público indiano, vindo a jogar em times maiores posteriormente. E como não poderia deixar de ser, o Cricket, esporte mais popular da Índia, também recebe apoio da companhia: duas equipes conhecidas como Air India Red e Air India Blue disputam campeonatos nacionais sob o patrocínio da Linha Aérea que lhes concede o nome.

Atualmente, a Air India opera em 19 países na Europa, América do Norte, Ásia e Oceania, com uma sólida frota de aeronaves Boeing e Airbus. Associada à Star Alliance desde 2014, a companhia de bandeira da Índia é, no entanto, a quarta maior de seu país. Empresas como a Jet Airways, além das low-cost IndiGo e SpiceJet, tomaram as primeiras posições do mercado em poucos anos de existência, aproveitando-se de problemas financeiros e crises trabalhistas sofridos pela Air India.

Luiz Cláudio Ribeirinho
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