Iraqi Airways | HCA 141

posted in: Artigos | 2

capítulo_141

Localizado na Ásia Ocidental, o Iraque é um dos países mais lembrados quando falamos dos constantes conflitos armados no Oriente Médio. Sem dúvida, um triste estigma para um país onde se localiza uma região conhecida como “Berço da Humanidade”. Trata-se da região entre os rios Tigre e Eufrates, antigamente conhecida como Mesopotâmia, onde foram encontrados os registros mais antigos de leitura, escrita, criação de leis e fundação de cidades sob governos formalmente organizados. É de lá que vem uma das companhias de bandeira mais antigas da região, e que mais sofreu revezes e contratempos em virtude dos sucessivos conflitos de que seu país foi palco.

A Iraqi Airways foi fundada em 1945, como uma subsidiária da companhia ferroviária de seu país. Suas primeiras composições de frotas contaram com diferentes modelos de aeronaves – entre eles, o De Havilland Dragon, o Douglas DC-3 e o Vickers Viking, posteriormente substituído pelo Vickers Viscount. Muitas dessas aquisições contaram com o apoio da British Overseas Airways Corporation (BOAC), que por sua vez, ofereceu um importante apoio às primeiras operações da companhia iraquiana, a maioria destinada a atender voos com destino para a Síria.

Apesar de seguir em operação mesmo nos dias atuais, a Iraqi Airways sofre severas restrições em suas operações, principalmente por parte das Nações Unidas e da União Européia. Em 1990, o Iraque invadiu seu país vizinho a sudeste, o Kuwait, ocasionando a Guerra do Golfo Pérsico, considerado o maior conflito armado da história após a Segunda Guerra Mundial. Em retaliação à invasão, as Nações Unidas suspenderam os direitos de voo da Iraqi Airways. As sanções tiveram fim apenas em 2003, após o encerramento da Guerra do Iraque, que culminou com a queda de seu ditador, Saddam Hussein. Mesmo assim, em agosto de 2015, a companhia foi banida da União Européia, tendo seus voos na região suspensos por tempo indeterminado.

Mesmo possuindo uma frota de 31 aeronaves em serviço – incluindo modelos narrow-body e wide-body da Boeing e Airbus – a Iraqi Airways opera somente rotas domésticas na atualidade. Algumas de suas maiores aeronaves permanecem em locais considerados secretos durante a Guerra do Golfo. Duas de suas aeronaves Boeing 747, por exemplo, encontram-se estacionadas no Aeroporto Internacional de Tozeur, na Tunísia, sem previsão de retornarem aos céus.

Luiz Cláudio Ribeirinho
Redes
Latest posts by Luiz Cláudio Ribeirinho (see all)