Kulula Airlines, a linha aérea bem humorada

posted in: Artigos | 0

A Kulula Airlines, ou simplesmente “Kulula” (palavra do idioma Nguni, que significa “é fácil”), é uma companhia sul-africana, subsidiária da Comair Limited, que por sua vez opera também voos para a British Airways. A companhia tem por base os aeroportos de O. R. Tambo e Lanseria, ambos localizados nas proximidades de Joanesburgo, África do Sul.

Estabelecida em 2001, a companhia oferece voos regionais, low-cost e “no frills” (“sem frescuras”), como eles mesmos dizem. Em 2012, a Kulula anunciou que passaria a operar com sete novos Boeings 737-800 NG, dos quais três já se encontram em operação, e quatro têm previsão de entrega entre 2015 e 2016.

Apesar das aeronaves modernas e preço competitivo, o principal diferencial da Kulula vem de outro detalhe: o senso de humor presente em seus serviços.

As aeronaves da Kulula possuem pinturas que reforçam a sua afirmação de serem “uma companhia que não se leva tão a sério”. Sobre um acabamento predominantemente verde, existem setas e inscrições em branco, descrevendo cada parte da aeronave. Podem ser vistas inscrições do tipo “caixa preta (que na verdade é laranja)”, “código de agente secreto”, referindo-se ao prefixo da aeronave, ou “co-piloto (o outro piloto no sistema de áudio)”, apontando para a janela direita do cockpit.

Os speeches (pronunciamentos em momentos pré-programados do voo) do comandante ou comissário-chefe também não escapam à regra. Há relatos de speeches com frases do tipo: “Lembramos aos senhores passageiros que é proibido fumar durante o voo; os infratores serão convidados a se retirar da aeronave”. Ou ainda: “Senhores passageiros, iremos agora reduzir a iluminação da cabine, para melhorar a aparência de nossos comissários e comissárias”. Todas essas iniciativas buscam reduzir o stress dos passageiros que eventualmente sofram de medo de voar.

Como seria de se esperar, nem todas as piadas da equipe de marketing da Kulula agradam a todos. Em 2010, ano da Copa do Mundo na África do Sul, a companhia anunciou-se como “a transportadora não oficial você-sabe-de-que-evento, que acontece não no ano que vem, nem no ano passado, mas em algum momento no meio disso”. Outra iniciativa anunciava “voos acessíveis a todos, exceto para o Joseph Blatter” (presidente da FIFA), para quem ofereceram “um assento gratuito em todos os voos durante aquele evento”, em alusão clara à Copa. Uma ação movida pela FIFA obrigou a Kulula a cessar essas campanhas.

Luiz Cláudio Ribeirinho
Redes
Latest posts by Luiz Cláudio Ribeirinho (see all)