Literatura de Piloto Privado – 15ª Semana

posted in: Edson Alves, Textos | 0

Essa foi a semana do recesso pedido por nós, pois com tanta poeira e bagunça durante as obras, estávamos sem condições de aprender alguma coisa.

Nesses dias todos aproveitamos para resolver coisas paralelas ao curso. Alguns, que não são de Recife foram ver a família e outros passaram 4 horas esperando uma carteira de estudante (eu).

Dentista, Cartório, Piercing e Faculdade

Todos falam que todo piloto deve ter uma formação que não seja relacionada à aviação. Afinal, numa crise é sempre bom ter uma alternativa. O mercado ultimamente está em alta, mas não se sabe o que ocorrerá com a aviação no Brasil depois de 2016. Todos pensam em fazer Ciências Aeronáuticas, o que é um ótimo adicional para o currículo numa companhia aérea. Mas é um curso totalmente voltado à aviação, ou seja, numa crise também não adiantará muita coisa. Quando falo que estou fazendo o curso todos perguntam “Mas você está estudando?” “Estou estudando para passar na Anac” “Não. Está estudando além do curso de piloto? Tem que estudar” Tentei Engenharia Mecânica, curso que ainda pretendo fazer, mas não passei. Passei em Física, ciência da qual gosto muito e que pode ser totalmente aplicada à aviação, além de ter cadeiras em comum com Engenharia Mecânica. Espero que seja um “diploma de gaveta”, quero muito adquirir conhecimento sobre esta área mas não pretendo exercer , pois a aviação é meu objetivo/sonho desde criança.

Ainda fazendo exames para o CMA tive que ir ao dentista, convidei nossa amiga comissária Ludmila para ir comigo e ela também foi resolver suas coisas no centro. Depois fomos autenticar todos os documentos possíveis para a faculdade, e fomos ao seu dentista. Chegando lá a fila do elevador estava na porta do prédio então decidimos encarar 13 andares de escada. Lá em cima descobrimos que a dentista dela também não foi. Haha. O bom é que a vista valeu à pena. Depois fomos a um estúdio onde a mesma colocou um Piercing e fomos embora.

No dia seguinte fui fazer a matrícula e convidei nosso amigo Elton para ir comigo. Chegamos por volta da 09h30min e o mesmo teve que ficar fora do auditório onde estavam sendo realizadas as matrículas. Depois de meia hora lá dentro, saí e não o encontrei. Vi uma fila que não sabia de que era, mas entrei mesmo assim, pois poderia ser útil para mim, e era. Era a fila da carteira de estudante. Depois de uns 20 minutos Elton apareceu. Ficamos na fila por um bom tempo até chegar lá na frente. Depois disso passamos muito tempo esperando a mesma ser emitida. Ou seja, entrei na fila às 10h e só peguei a carteira às 14h.

Depois fomos almoçar e “visitar” a Nav

Encontro de Professores

Ao chegar à Nav, vimos que todos os nossos professores estavam por lá. Marcos que também foi à Nav esse dia disse “Deve ser dia de pagamento”. Vimos que há uma interação bem bacana entre os mesmos, afinal todos são controladores de vôo (Não é Eduardo?). Eduardo é meteorologista e reclamou porque falei isso num outro texto. Haha. Havia um professor lá, que sinceramente não sei o nome, pois ele ensina na turma de comissários, contando uma história…

“Certa vez estava num ônibus lotado com um sobrinho meu e tinha um cara em pé em duas cadeiras, com a cabeça do lado de fora. Na entrada de ar. Olharam para ele e disseram… ‘Você não está vendo que o ônibus está cheio e você está ocupando duas cadeiras? ’ Ao que ele respondeu ‘Estou tomando um ar e não vou descer daqui’ Então meu sobrinho chegou para o motorista e disse para parar se visse uma viatura que tinha um homem causando tumulto, e para sorte viram uma viatura. O ônibus parou, o meu sobrinho foi lá e falou com um policial ‘Olha tem um rapaz bagunçando aí e ele disse que nem, a polícia o tira de lá. ’ Um policial subiu, mandou o mesmo sentar na cadeira, o mesmo atendeu imediatamente. Ao que o outro policial gritou lá de fora. TIRA ELE DO ÔNIBUS. ’ Depois que o rapaz desceu e o ônibus começou a andar umas senhoras começaram a reclamar, dizendo que isso é errado. Então meu sobrinho chegou para o motorista e disse ‘Motorista, se ver outra viatura para. Tem mais gente querendo descer.”

Carvalho ficou falando que ia me dar um depilador de presente. Sempre irreverente.

Elton fez sua matrícula nesse dia. Pois apesar do mesmo estar sempre conosco a turma dele será a 17. Comprou o uniforme de piloto, que é obrigatório e foi para casa feliz da vida. Marcos e eu marcamos com Eduardo de irmos comer na padaria quando a reunião de professores acabasse. Mas a padaria fechou e a reunião não acabou. Então Marcos e eu fomos para o espetinho e conversamos sobre onde fazer nossas horas de vôo. Estamos fazendo um grupo para voar em Minas. Achamos o avião de lá melhor e o preço mais em conta. Mas o sargento estava com medo de não dar tempo checar em um mês, esse é o tempo que o mesmo tem devido as suas férias, por ser mecânico de aeronaves da FAB, o mesmo não tem muita flexibilidade. Indo para casa quando nos demos mal, pois havia acabado um jogo de futebol e as torcidas organizadas estavam à solta.

Estudos, estudos e mais estudos

Como o próximo assunto das aulas de navegação seria vetores, Marcos e eu marcamos de estudar na minha casa. O mesmo aprendeu a usar o PC de vôo (Como o mesmo fala) sozinho e estava tentando me ensinar. Depois, tentando provar que não precisamos dele, passamos duas horas tentando fazer cálculos sem o mesmo e sem régua, apenas usando a matemática, não conseguimos (mas é possível). Ainda tentamos aprender proa bússola de regresso sozinhos, mas não há material para esse assunto em lugar nenhum, então ficou difícil.

Então senhores, aqui acaba o texto dessa semana. Espero que tenham gostado. Até semana que vem. Todos os comentários da semana passada foram respondidos e os dessa também serão.

Grande Abraço a todos.

Semana que vem tem mais.

Edson Alves.

Alexandre Sales
Redes
Latest posts by Alexandre Sales (see all)