Messerschmitt Me-323: Enfim o gigante foi encontrado

posted in: Artigos | 0

Quase 70 anos depois de ser abatido por um caça britânico, mergulhadores encontraram o único exemplar desaparecido do conhecido cargueiro Messerschmitt Me-323 Gigant, a 60 metros de profundidade na costa da Sardenha.

O Me 323, a maior aeronave transportadora baseada em terra da Segunda Guerra, se dirigia até a cidade toscana de Pistoia, partindo de sua base na Sardenha, para mais uma missão, quando foi interceptado por um caça Bristol Beaufighter em julho de 1943.

Após ser abatido, ele mergulhou nas águas costeiras das Ilhas Maddalena, uma popular ilha turística hoje em dia, algumas tropas a bordo da aeronave conseguiram evacuar com segurança antes que ele afundasse, mas, a maioria dos passageiros que ficaram presos dentro da aeronave morreram afogados.

Mas o que não sabiam, é que isso seria uma grande descoberta para os historiadores da aviação. A historiadora amadora e mergulhadora Cristina Freghieri afirma que ela estava procurando o naufrágio há um ano, mas não esperava encontrá-lo aqui. O naufrágio foi descoberto por meio de uma câmera de fio-guia, e depois foi explorado por uma equipe de mergulhadores. Os poucos segundos de imagens que foram disponibilizados tenderia a mostrar que o naufrágio é de fato um Me-323, em boas condições, quase intacto, com os seis motores todos em linha.

[youtube http://youtu.be/9H2z-mlX9aQ]

Outros especialistas descreveram o achado como de “grande importância histórica”.

Historiadores da Segunda Guerra Mundial disseram que estão cientes de que não existe nenhum outro Messerschmitt Me-323 no mundo. Estima-se que tenham sido construídos 213 Me-323, tendo sido seu primeiro voo em 1942 e sua aposentadoria em 1944.
Ele podia carregar uma carga de 12 toneladas, ou 120 soldados completamente equipados, podendo atingir a velocidade de 210 km/h; embora variantes como o Me-323D-6 pudessem chegar a 285 km/h.

O Messerschmitt entrou em uso devido à demanda por transporte aéreo de veículos e armamentos no exterior como parte dos planos de guerra para invadir a Inglaterra.

Saiba mais:

Andrews Claudino