Quando se está em casa nos simuladores de voo, procura-se sempre chegar o mais próximo possível da realidade, principalmente no quesito condições meteorológicas. Mas para que isso aconteça, não é preciso ir a lugar algum. Pode-se ficar sentado no cockpit virtual, fazer alguns cliques e acessar sites a respeito, e logo tudo fica pronto para decolar. É fato que entre a simulação e a realidade há diferenças, mas com o avanço da tecnologia aplicada aos simuladores, chega-se muito próximo do real.
Recentemente a Airbus lançou o seu maior avião de passageiros, o A380-800, trazendo uma sofisticada tecnologia em software e sistemas de controle de voo, como o Power–by–wire, que eliminou os circuitos hidráulicos, sendo estes substituídos por circuitos elétricos ou eletrohidráulicos. Esse novo sistema oferece grandes vantagens, pelo fato de ser controlado diretamente por computadores, o que diminui de forma significativa os custos de manutenção. Apesar disso, o sistema será utilizado apenas em algumas aeronaves, como o A380 e na série A350, não substituindo o Fly-by-wire já existente em alguns modelos da Airbus, cujos componentes são 100% hidráulicos.
Outra característica do A380-800 é sua arquitetura de aviônicos modulares integrados, que até então era usada somente em aviões militares. O sistema utiliza fibra ótica de alta velocidade, ligado a um backbone ethernet, o que reduz o cabeamento e o peso da aeronave, tornando as operações totalmente digitais.
No cockpit do A380 estão dispostos oito ecrãs (telas), acessíveis através de um trackball (similar a um mouse). Este dispositivo de indicação é formado por uma esfera apoiada em dois roletes, que formam um ângulo reto entre si, e traduzem os movimentos da esfera em deslocamentos horizontais e verticais do cursor na tela. Em sua maioria, os trackballs possuem, ainda, um ou mais botões que servem para acionar comandos e executar outras atividades. No trackball, o conjunto permanece fixo na mesma posição e a esfera é girada com a mão. Os ecrãs são multifuncionais e destinam-se a câmeras para auxiliar nas manobras, ao sistema de voo e motores, acesso aos manuais do avião, cartas de voo e mapas de um determinado aeroporto.
O A380 possibilita ao comandante obter uma rota alternativa, a fim de evitar tempestades e turbulências, sem comprometer a segurança de voo e sem alterar a trajetória, fornecendo informações sobre o METAR (meteorological aerodrome report), detalhes das vias de rolamento, e permitindo verificar os registros de manutenção.
Sendo o maior avião de passageiros já fabricado, o A380 requer uma grande visibilidade para as manobras nos pátios dos aeroportos, pois utiliza uma área de oitenta metros quadrados. Para atender essa necessidade e ajudar no táxi da aeronave, os engenheiros da Airbus instalaram duas câmeras. Uma delas está localizada no estabilizador vertical, e a outra no trem de pouso, na roda da proa, transmitindo as imagens em tempo real para os pilotos.
Do estudo depreende-se que, da mesma forma que nos simuladores virtuais, com apenas um click o comandante do A380 pode obter todas as informações sobre a aeronave, em tempo real. Com isso, percebe-se que a realidade está mais próxima da simulação, e as simulações, mais próximas da realidade.
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