Projetos suicidas e não tão suicidas assim: O avião bomba

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O DFS 230 era um planador de transporte operado pela Luftwaffe, desenvolvido pela Deutsche Forschungsanstalt für Segelflug (Instituto Alemão de Pesquisa para Planadores).

Estes planadores, utilizados como equipamentos principais para transportar as bombas Mistel, poderiam levar também 9 soldados, sobrando uma carga útil de 1.200 kg.

Algumas variantes foram criadas, sendo que alguns foram equipados até com pára-quedas de frenagem agregada, além de serem capazes de transportar metralhadoras MG 34.

Estes planadores também serviram para o resgate de Benito Mussolini e abastecimento dos defensores da Festung Budapest em 1945. Mas outra utilidade prática para estes planadores foi a utilização deles como Mistel. Isso mesmo, um “planador bomba”. Como uma forma desesperada de utilizar todos os equipamentos à disposição de suas tropas, os alemães utilizavam tudo o que poderia ser uma potencial arma ao seu favor.

Semelhante ao V-2, cujas unidades foram todas lançadas contra alvos, o Mistel foi projetado justamente para isso. Os adaptados, como o DFS 230, foram utilizados a favor da Alemanha, mas novamente, acabaram tendo um uso muito isolado. Eles também não fizeram muita diferença para as forças alemãs.

No total, foram mais de 1.600 planadores construídos, equipados com metralhadoras MG 15 1×7,92mm, destinadas ao artilheiro acima do cockpit, e metralhadoras MG 34 2×7,92mm localizadas nas laterais da aeronave. Todos esses planadores foram operados pela Luftwaffe.

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Andrews Claudino