Com esta nova série, iremos falar de algumas aeronaves militares que fizeram história, desde a Primeira Guerra até os dias atuais. Para tornar esta semana um pouco mais militar e começá-la muito bem, falaremos das primeiras aeronaves britânicas de escolta.
O S.E-2 foi desenvolvido em 1912 pela Royal Aircraft Factory, como um projeto de uma aeronave monoposta de reconhecimento rápido, já que naquela época foram projetados diversos aviões para realizar este papel. Este biplano era um monocoque circular, com suas seções compostas de madeira, asas single-bay, leme de direção sem aleta fixa e profundor composto por peça única.
Esta aeronave era alimentada por um motor Gnome et Rhône de 14 cilindros e 100 cv. Sua história operacional não é cheia de batalhas, mas causou boa impressão nos esquadrões onde serviu, possuindo até algumas versões de “combate”, com dois rifles montados sobre sua fuselagem em um ângulo que não destruísse as hélices ao efetuar os disparos contra seus alvos.
O S.E-2 tinha a capacidade para 1 tripulante e pesava em torno de 515 kg carregado. Sua velocidade máxima era de 147 km/h, com autonomia de três horas. Era capaz de portar dois rifles de 7,7 mm.
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