SATA Air Açores | HCA 125

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Localizado a 850 milhas da costa da Europa, o arquipélago dos Açores constitui um dos territórios insulares da República de Portugal, juntamente com a Ilha da Madeira. É uma região composta por nove ilhas vulcânicas, ocupadas desde o ano de 1432 – antes mesmo do descobrimento do Brasil. Com clima ameno e temperaturas que não variam acima dos 30° C ou abaixo dos 3° C, a região tem na agricultura e no turismo as suas principais atividades. Tendo em vista a sua importância para Portugal, mesmo sendo um território autônomo, a região certamente precisaria de uma linha aérea que a atendesse.

Em vista dessa necessidade, um grupo de investidores açorianos criou, em 21 de Agosto de 1941, a Sociedade Açoreana de Estudos Aéreos Ltda. Após obter a concessão do governo português, o primeiro voo ocorreu em junho de 1947, sob o nome de Sociedade Açoreana de Transportes Aéreos, ou SATA. O voo partiu da ilha de Santa Maria com uma aeronave bimotora Beechcraft D18S, transportando sete passageiros.

A Partir da década de 1970, a SATA passou a enfrentar concorrência da TAP, a companhia de bandeira de Portugal. A inauguração do aeroporto da ilha de Faial, em 1971, foi a primeira de uma série que inaugurou aeroportos em todas as ilhas do arquipélago, até o ano de 1983. A SATA, no entanto, conseguiu manter sua presença na aviação açoreana, valendo-se da doação de aeronaves Douglas DC-6 da Força Aérea Portuguesa, e de uma greve de tripulantes da TAP, que permitiu à companhia expandir suas operações até a capital portuguesa, Lisboa. Graças a esse cenário, em 1977, a SATA atingiu a marca de um milhão de passageiros transportados.

Atualmente, a SATA Air Açores segue interligando seu arquipélago à Ilha da Madeira, a Portugal e à Espanha, utilizando uma pequena frota de 6 aeronaves Bombardier Dash 8. Desde 1994, possui também uma subsidiária para voos internacionais, a SATA Internacional, que atende a destinos na Europa, Estados Unidos e Canadá, utilizando aeronaves Airbus A310 e A320.

Luiz Cláudio Ribeirinho
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