Scandinavian Airlines | HCA 143

posted in: Artigos | 0

capítulo_143

A região da Escandinávia, mais do que uma simples localização geográfica, é formada por um conjunto de nações que compartilham de similaridades históricas e culturais. Composta pela Noruega, Dinamarca e Suécia, a Escandinávia é frequentemente citada como uma região que também engloba a Finlândia, a Islândia e as Ilhas Faroé, apesar da melhor maneira de referenciar-se a este grupo maior seja citá-lo como os Países Nórdicos. Foi na Escandinávia que viveram os Vikings, habilidosos navegadores vistos ora como mercantes, ora como saqueadores. Por se tratar de uma região composta por ilhas dispersas, a Escandinávia logo precisou se interligar de uma forma mais eficiente do que simplesmente a navegação marítima. E foi para atender a essa necessidade que surgiu a sua companhia aérea.

A Scandinavian Airlines System, ou simplesmente SAS, é a companhia de bandeira da Noruega, Dinamarca e Suécia. Ela foi fundada em 1946, com o objetivo de interligar os três países. Para isso, utilizava inicialmente aeronaves Douglas DC-3. Utilizando outro modelo da Douglas Aicraft, o DC-6B, a SAS foi a primeira companhia aérea a operar voos regulares através do Polo Norte, em 1954. Voos partiam de Copenhagen com destino a Los Angeles, nos Estados Unidos, e a Winnipeg, no Canadá.

Em virtude de uma gratuidade tarifária, que permitia trânsito livre a outras cidades da Europa através de Copenhagen, as rotas polares da SAS logo se tornaram populares no mercado de turismo, atraindo inclusive estrelas de Hollywood, algo de que a companhia tirou proveito para promover os seus serviços. Logo surgiriam, também, rotas com destino a Hong Kong, na China, com escalas no aeroporto de Anchorage, no Alaska. Esta última rota, no entanto, foi comprometida pela Guerra Fria, visto que a União Soviética passou a não autorizar essas operações pelo espaço aéreo da Sibéria.

A SAS ingressou na era dos jatos em 1959, com a aquisição de seu primeiro Sud Aviation Caravelle. Em 1971, foi a vez do Boeing 747 integrar a frota da companhia, operando nas rotas intercontinentais. Para expandir a empresa, a SAS adotou a conhecida estratégia de adquirir companhias menores, principalmente aquelas que operassem voos locais na região da Escandinávia. Em 1997, A SAS fundou a Star Alliance, compondo a aliança aérea em parceria com a Air Canada, a Lufthansa, a Thai Airways e a United Airlines.

Atualmente, a SAS atende a 119 destinos ao redor do mundo, a partir de sua base de operações descentralizada, distribuída entre as cidades de Copenhagen, Oslo e Estocolmo. Sua frota é composta de aeronaves Boeing 737, Airbus A319, A320, A321, A330 e A340, além de 12 unidades do Bombardier CRJ900NG. Estão previstas aquisições do Airbus A320Neo e do Airbus A350.

Luiz Cláudio Ribeirinho
Redes
Latest posts by Luiz Cláudio Ribeirinho (see all)