Síntese do Mês – Julho de 2012 – Parte 1

posted in: Antonio Ribeiro, Textos | 0

Julho teve seus altos e baixos. Incidentes, acidentes, aniversários de personalidades e fatos ocorridos marcaram o mês das férias. Para você que perdeu ou não teve tempo de ver os Links da Semana e as principais notícias do mês, faremos um resumo para você colocar os assuntos em dia. Faça uma boa leitura com agilidade.

Atenção: As notícias estão marcadas pelo dia em que foram publicadas, pela enorme quantidade de notícias, esse artigo será dividido em duas partes. 

“01/07 – Mirage 2000 da Fab destrói vidros do STF durante rasante”

Isso mesmo, você leu isso. Durante a tradicional troca da Bandeira Nacional da Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF), dois Mirage 2000 da Fab se exibiram durante a cerimônia, em vários rasantes. Porém, em um deles, os caças ‘quebraram’ a barreira do som, e a onda de choque gerada quebrou os vidros do STF, além de vidros de várias residências ao redor de Brasília. O prejuízo estimado é de R$ 35 mil reais.

“02/07 – Ingleses criam sistema de navegação sem sinais de satélites”

Desde que o GPS foi inventado, muitos foram os que falaram que logo logo o aparelho iria substituir o sinal de telefone, celular e internet. Porém, quando o clima fica ruim, o sinal do GPS também fica ruim. E com base nisso, uma empresa britânica criou um sistema de navegação que usa sinais de telefone e internet para orientar pilotos e co-pilotos. Vamos ver se a moda pega.

“02/07 – Cessna 210 cai com 200kg de cocaína, matando os dois ocupantes”

Um Cessna 210, prefixo PR-SMH, caiu na cidade de Prata, região do Triângulo Mineiro, matando os dois ocupantes da aeronave. O avião, que saiu do Paraguai, estava carregado com 200kg de pasta base de cocaína, além de um fuzil 556 norte-americano. Técnicos do Cenipa já iniciaram as investigações para apurar as causas do acidente.

“03/07″ – Começou expedição para investigar paradeiro de Amelia Earhart”

Com o objetivo de investigar o que realmente aconteceu com a aviadora americana Amelia Earhart, desaparecida no dia 2 de julho de 1937 durante uma expedição de volta ao mundo, um navio da Universidade do Havaí partiu, rumo ao Oceano Pacífico, para o local onde foi feito o último contato via rádio antes do desaparecimento.

 “04/07 – Monomotor cai em fazenda no Mato Grosso, matando dois”

Na manhã do dia 4, um monomotor caiu próximo à pista de pouso da fazenda Ubiratã, em Mato Grosso (MT), matando o piloto e o passageiro, ambos irmãos. Além disso, os dois possuíam fazendas pela região. O perito afirmou que o avião bateu uma das asas e o bico no chão, e veio a ser consumido pelas chamas que surgiram após o impacto.

“05/07 – Helicóptero que pousou em rodovia é apreendido com 200kg de drogas”

É isso mesmo. O Robinson R44, prefixo PR-HDA, que pousou em uma praça de pedágio para pedir informações, foi apreendido durante  uma operação anti-drogas, na cidade cearense de Acopiara. Junto com a apreensão do helicóptero e das drogas, oito pessoas foram presas, entre elas o chefe da quadrilha, o cearense Marcílio Alves Feitosa.

“06/07 – Wagner Canhedo, ex-dono da Vasp, é condenado”

Pelo crime de apropriação indébita da contribuição previdenciária entre maio de 2003 e dezembro de 2004, o ex-dono da Vasp, Wagner Canhedo, foi condenado à oito anos, oito meses e 17 dias de prisão em regime fechado. Porém, por possuir 75 anos, será meio difícil haver o cumprimento da pena prevista pelo juiz Fábio Muzel, que o absolveu do crime de sonegação de contribuição previdenciária e crime contra a ordem tributária.

 “07/07 – Fab implanta laboratório para analisar caixas-pretas”

Com o objetivo de se especializar na investigação de acidentes aéreos, um laboratório especializado em abrir e analisar caixas-pretas foi implantado em Brasília (DF), sob a responsabilidade do Cenipa, órgão responsável pela investigação de acidentes aéreos no Brasil. Porém, ao menos por enquanto, o laboratório não consegue analisar caixas-pretas danificadas.

“07/07 – Navajo cai em Minas Gerais e mata  piloto”

Um Embraer Navajo, matriculado PT-ENG, com três ocupantes, se acidentou na zona rural de Espinosa, norte do estado de Minas Gerais, matando o piloto e ferindo outros dois ocupantes, que não vieram a falecer e estão se recuperando. O avião pertencia à empresa Microsurvey, e fazia mapeamentos pela região no momento do acidente.

“07/07 – A-29 da Fab cai e mata piloto no MS”

Um A-29 Super Tucano da Fab, matriculado FAB 5737, caiu na região rural de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul na manhã do dia 7. O piloto era da Marinha, e tinha acabado de decolar de Campo Grande rumo à Base Aérea de Cachimbo, no Mato Grosso, onde faria uma missão de treinamento. Mesmo se ejetando, o piloto faleceu no local.

“08/07 – Aeroporto de Chapecó é reaberto após reformas”

Na sexta-feira (06), a pista do Aeroporto de Chapecó, fechada desde o dia 21 de abril para reformas, foi reaberta e homologada pela ANAC, que permitiu a operação de pousos e decolagens no aeroporto. A pista recebeu um reforço no pavimento, além de um recapeamento.

“08/07 – Relatório do AF447 é criticado por parentes das vítimas”

Vários familiares ficaram indignados com o relatório final do voo Air France 447, que caiu no dia primeiro de junho de 2009, no Oceano Atlântico. O relatório, de acordo com as famílias, deu mais ênfase aos erros dos pilotos do que à falhas técnicas de computadores de bordo e tubos pitot.

“09/07 – ANAC tem aviões de treinamento abandonados”

 Três Aeromot AMT-600 Guri e cinco Aero Boero AB-115 estão abandonados há vários anos nos aeroclubes de Jacarepaguá (RJ) e Juiz de Fora (MG), respectivamente. A estória está em um empurra-empurra com a barriga para saber de quem é a culpa do abandono desses aviões, que tanto fazem falta para os aeroclubes brasileiros. De um lado, a ANAC, e do outro lado, os Aeroclubes. Quem ganha, ou melhor, quem perde mais?

“09/07 – Paraquedista morre durante salto ao ser atingido por asa de avião”

Durante um salto no dia 9, o paraquedista Alex Adelmann foi atingido pelo avião do qual saltou, falecendo logo em seguida. Além disso, outros dois paraquedistas foram atingidos por Alex durante o salto, e estão se recuperando. O piloto do avião estava com sua licença vencida.

“10/07 – Robinson 22 cai em São Paulo durante voo de instrução”

Um Robinson 22 de uma escola de pilotagem de São Paulo se acidentou durante um voo de instrução, matando  o instrutor e o aluno, ocupantes da aeronave. O helicóptero caiu em um galpão na cidade de São Paulo (SP). Por um milagre, não houve nenhuma explosão ou incêndio. O Cenipa investigará as causas.

“10/07 – Governo está ‘atento’ a problemas do Setor Aéreo”

O ministro da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, afirmou que o Governo Federal está ‘atento’ aos problemas enfrentados pelas companhias aéreas brasileiras, como demissões, enxugamento de rotas e prejuízos. Atento não sei se está mesmo, mas poderia muito bem cortar alguns impostos, não acham?

“11/07 – Empresas lançam novidades durante a Farnborough 2012”

A feira de Aviação Farnborough é uma das feiras mais importantes do gênero no planeta, e sempre apresenta novidades na Indústria Aérea e de companhias aéreas e espaciais, tendo como atrativos shows aéreos, anúncios de empresas e exposições em solo de aviões e equipamentos. Esse ano, até uma nave espacial esteve em exposição.

“11/07 – Boeings 767 da Transbrasil serão desmontados”

Como parte do programa Espaço Livre, que visa retirar aeronaves que ocupam espaço nos aeroportos brasileiros, os três Boeing 767-2Q4 da falida Transbrasil, parados em Brasília há mais de dez anos, serão desmontados e vendidos como sucata. Os aviões não podem ser recolocados em voo por estarem enferrujados. Um triste fim para os primeiros Wide-bodies da empresa.

“11/07 – Jovem tenta invadir torre de Viracopos e é preso”

Na tarde do domingo, um jovem aparentemente embriagado tentou invadir a torre de controle do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). O suspeito estava aparentemente embriagado e drogado, e afirmou que frequentou uma festa rave na noite anterior ao incidente, próxima ao aeroporto.

“12/07 – Ultraleve faz pouso forçado no Rio de janeiro e pilona”

Na tarde da quarta-feira (11), um ultraleve, matriculado PU-ATQ, fez um pouso forçado em uma praia no Rio de Janeiro, e veio a pilonar após a aterragem. Dos dois ocupantes, um ficou ferido, mas nao correu risco de morte, e o outro não sofreu ferimentos.  O Cenipa inevstiga o acidente.

“12/07 – Canal Piloto completa dois anos”

Dois anos atrás, no dia 12 de Julho de 2010, ia ao ar o primeiro episódio do Canal Piloto. Desde então, só crescemos, através de videos, matérias e conteúdo original, além das colaborações de leitores em colunas, tirinhas e imagens, isso sem contar as centenas de dúvidas respondidas ao longo do tempo!

“12/07 – Pluna anuncia suspensão de suas operações e pede falência”

Na terça-feira, a companhia aérea uruguaia Pluna decretou a suspensão total de suas operações, devido o governo uruguaio anunciar que a empresa não estava dando mais lucro. Os aviões da empresa serão leiloados pelo governo, e seus funcionários deverão ser readmitidos após o governo designar uma nova companhia aérea para operar as rotas da Pluna.

“13/07 – Embraer 121 Xingu cai em Angra, matando os três ocupantes”

Na quinta feira, um Embraer Xingu, prefixo PT-MAB, se acidentou em Angra dos Reis (RJ), e caiu no mar. Os três ocupantes faleceram no acidente, e o avião, que partiu doAeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, caiu à menos de 1km do mar. O Cenipa investigará as causas do acidente.

“14/07 – Cessna 210 estola e bate na pista de Uberaba, danificando asa e hélice”

Um Cessna 210, matriculado PR-ORV, sofreu um incidente em Uberaba (MG): O avião estolou e bateu a hélice, a asa e o trem de pouso no chão, derramando na pista o combustível que possuía nos tanques. O piloto da aeronave não ficou ferido, e a pista do aeroporto ficou interditada por algumas horas.

“14/07 – Ultraleve cai na Bahia, matando os dois ocupantes”

Na manhã de sábado, um ultraleve caiu a menos de 200 metros de um campo de aviação no município de Uauá (BA), matando seus dois ocupantes.  Testemunhas afirmaram que ventava forte no momento do acidente. Uma equipe do Cenipa já começou a investigar as causas do acidente.

Até a semana que vem com a 2ª parte!

Antonio Ribeiro
30/07/2012 

Renato Cobel
Redes