O Sopwith Schneider foi uma aeronave britânica criada originalmente para o uso competitivo, sendo mais tarde adaptada para o uso militar. Um dos primeiros aviões construídos pela Spowith Aviation Company, o “Tabloid”, como foi chamado pelo seu tamanho, chamou muito a atenção quando apresentado ao público. Este hidroavião realizou seu primeiro voo em 1913, e entrou em serviço em 1914 para participar da Schneider Trophy, uma corrida de hidroaviões que foi realizada onze vezes, e aconteceu entre os anos de 1913 e 1931. Pilotada por Howard Pixton, esta aeronave ganhou confortavelmente a competição, e garantiu o prêmio de £ 1.000.
Na época em que foi projetado, o Sopwith Schneider era um dos únicos biplanos com uma configuração side-by-side, bem incomum para a época. As asas inclinavam por completo para realizar uma curva. As seções da fuselagem eram retangulares, e esta possuía uma estrutura de madeira com a seção dianteira revestida por alumínio. Atrás do cockpit, o revestimento era feito em lona. As superfícies de comando eram compostas de aço e revestidas com lona.
A característica mais marcante do projeto dessa aeronave era a carenagem do motor, quase totalmente fechada. As entradas de ar eram pequenos furos na parte dianteira. Alimentado por um motor Gnome Monosoupape de 9 cilindros e 100 cv, sua velocidade máxima era de 76 nós e alcance de 275 nm.
Seu histórico operacional é bem curto. Em 1914, ele entrou em serviço servindo à Royal Flying Corps e à Royal Naval Air Service, servindo também à França. Todos os Sopwith Schneider que estavam atuando durante os conflitos militares, no início da Primeira Guerra, eram usados somente como aviões de escolta, equipados com metralhadoras Lewis sobre a asa superior. Naquele mesmo ano, um Tabloid foi utilizado como bombardeiro em um primeiro ataque por aviões britânicos sobre o território alemão. Enquanto as estações ferroviárias estavam sendo atacadas, uma aeronave da RNAS lançou uma bomba de 20 lb a 600 pés, que acabou atingindo um galpão e destruiu um Zeppelin Z IX.
Em 1915, os britânicos tentaram utilizar seus Tabloids para interceptar os Zeppelins sobre o Mar do Norte, lançando suas aeronaves a partir dos navios HMS Ben-my-Chree e HMS Engadine. Esses navios colocavam as aeronaves com guindastes sobre o mar para ir ao combate. Por conta do mar agitado, muitas decolagens não eram bem sucedidas. Então, em 1915, eles foram colocados para decolar a partir do porta-aviões HMS Campania, utilizando trens de pouso móveis. Por sua baixa mobilidade em outros terrenos e dificuldades por operar em mar agitado, o Sopwith Schneider teve uma vida muito curta em serviço, sendo aposentado em 1915.
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