Houve um tempo em que fazer um avião de papel não era nada muito complicado. Bastava pegar uma folha de sulfite ou similar, dobrar meia dúzia de vezes, e arremessá-la ao sabor dos ventos. Eu mesmo me lembro de uma ocasião em que colegas de classe ganharam uma suspensão por, digamos assim, “divertirem-se demais” pelas janelas da sala de aula, com algumas provas que a professora havia acabado de entregar. Ainda que nem sempre fosse usada na hora mais apropriada, era uma forma muito simples e cativante de se divertir. Imagine, então, o que aconteceria se esse passatempo fosse levado ao extremo.
Essa parece ter sido a proposta do jovem Luca Iaconi-Stewart, um estudante da universidade de Vassar, nos Estados Unidos, situada cem quilômetros ao norte de Nova Iorque. Abusando de suas habilidades manuais, de suas noções de engenharia, e também de uma paciência digna dos criadores do Origami, Luca decidiu criar uma réplica exata e em escala do Boeing 777, utilizando apenas papel.
Não contente em ir muito além da clássica brincadeira, Luca ainda fez com que algumas partes da aeronave fossem funcionais. Em seu canal no YouTube, é possível ver peças como trens de pouso, portas de compartimento de carga e reversos, tudo com movimentos reais. Luca pesquisou cuidadosamente o funcionamento de cada peça, e ao observar seu trabalho, é possível também compreender um pouco sobre esses mecanismos.
O trabalho ainda não está concluído, mas é possível acompanhar o seu progresso através do canal de Luca Iaconi-Stewart no YouTube. No vídeo abaixo, você confere a pesquisa feita por Luca sobre o funcionamento de reversos, bem como o impressionante resultado obtido na réplica de papel:
- Como Escolher Onde Voar - 26/09/2017
- Peruvian International Airways | HCA 154 - 27/07/2017
- Aeronaves Históricas: Fokker F27 - 26/05/2017