Um conhecido e velho ditado diz: Deus ajuda quem cedo madruga. Pode confirmar, quem tem fé ou disposição consegue o que quer. Com base nisso, o piloto Walter Toledo, que realiza a expedição Brasil Voando Alto, precisou mudar a rota que iria percorrer por causa de problemas enfrentados na Rússia em relação ao abastecimento. Os problemas e barreiras existem, mas estão sendo contornados.
O piloto ficou parado na Alemanha por duas semanas, porque o governo russo, não autorizou a entrada de caminhões-tanque de gasolina de aviação (AVGAS) nos 7 pontos de parada previstos. Na Rússia, o combustível usado é o querosene, e Walter teve autorização para pousar em 4 aeroportos após negociação.
Fernando Bonini, estrategista do piloto, afirmou que 270 quilos de peso do avião foram removidos para a instalação de um tanque de combustível extra, com capacidade de armazenamento de 300 litros de gasolina. Desta forma, será possível parar apenas em três ou quatro aeroportos russos, que autorizaram o reabastecimento.
Além disso, para deixar a aeronave mais leve, o fotógrafo que acompanhava Toledo parte direto para o Alaska em um voo comercial, levando alguns itens usados na viagem. Eles se reencontram no ponto de parada e seguem para o Brasil.
Toledo voou de Frankfurt, na Alemanha, para Berlim, em seguida para Wick, Escócia, onde foi instalado o tanque, tudo isso na semana anterior. Ele chegou em Helsink, Finlândia, na última segunda-feira (6). A previsão é que a expedição entre em território russo até quinta-feira (9). O objetivo do piloto era percorrer 12 países em 20 dias a bordo do monomotor, mas os planos precisaram ser interrompidos temporariamente por causa do problema com o abastecimento de combustível na Europa.
Hoje (09), no perfil do Facebook, o fotógrafo da expedição afirmou que finalmente o avião conseguiu a autorização para pouso em todos os quatro pontos de abastecimento previstos, que possibilitará o cumprimento do trajeto original, mas com menos pontos de parada na Rússia. Boa sorte, Walter!
Por Antonio Ribeiro