O controle de solo autoriza seu taxi, e em instantes você estará no ponto de espera, aguardando a autorização da torre para ingressar na pista e efetuar mais uma decolagem. Nesse caminho, é esperado que você mantenha sua aeronave precisamente centralizada sobre a yellow line, mesmo havendo espaço de sobra na taxiway. Já alinhado para a decolagem, o espaço lateral disponível na pista pode ser três vezes maior que uma aeronave da aviação geral – em alguns casos, até mais. Por que, então, uma preocupação tão grande em manter-se sobre a center line?
Durante o taxi
Para entender a questão, é preciso avaliá-la sob o aspecto de cada fase do voo em que ela está envolvida. Durante o táxi antes ou após o voo, um simples desvio pode levá-lo a colidir a ponta da asa, em algum objeto ou em outra aeronave. No caso de uma aeronave de linha aérea, a não observância da yellow line pode ser fator determinante para o seguro não cobrir os gastos com os danos numa colisão desse tipo, deixando o comandante em uma situação no mínimo delicada.
Pensando em aeronaves ainda maiores, como os gigantes quadrimotores Boeing 747 e Airbus A380, não observar as centerlines e yellow lines pode significar uma ingestão de resíduos pelos motores. Nesses casos, é normal que os motores externos sequer tenham condições de ficar sobre a taxiway, motivo pelo qual muitas vezes são acionados somente sobre a pista de decolagem.
Pouso e decolagem
Falando em pouso, a centerline tem um papel fundamental também nessa etapa do voo. Pousar sobre a centerline é garantia de um pouso seguro e controlado. Isso é particularmente importante com aeronaves de trem de pouso convencional: levando em consideração que, durante um pouso de pista, há um intervalo entre tocar os trens de pouso principais e a bequilha, há também um intervalo de tempo durante o pouso em que a aeronave fica praticamente sem controle lateral. Tocar de forma desalinhada, nesses casos, pode levar o piloto a uma excursão lateral de pista.
Cada tipo de aeronave tem um briefing próprio de decolagem, mas as aeronaves de aviação geral possuem algo em seus briefings que costuma ser comum a todos os tipos de aeronave: “em caso de mínimos operacionais não atingidos, perda da centerline, pessoa ou objeto na pista, abortamos a decolagem”. Perder a centerline é, de fato, tão sério quanto perder um motor ou encontrar um objeto na pista durante a decolagem. E um item desse tipo não faria parte de um briefing de decolagem se não fosse, realmente, tão importante assim a cada um de nossos voos.
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