A Vida de um Futuro Piloto 04

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E aí Cmtes, tudo tranquilo? Maravilha!

Trazendo mais um relato para vocês das minhas aulas de voo e hoje vou contar um pouco do meu segundo dia no treinamento de TGL.

Após a aula de segunda-feira, segui rumo à instrução a fim de aguardar meu transporte, que chega por volta de 11h. Era mais ou menos 10h30min quando terminei tudo, tanto o voo quanto o debriefing. Chegando à sala de instrução, verifiquei quem estava fazendo a escala dos voos para o dia seguinte e perguntei da possibilidade de mais uma aula. No fim, recebi uma má notícia: todos os Cessnas estavam parados e o único que estava operando ia passar o dia todo de terça-feira fazendo voos de check.

Lá se ia a minha chance de fazer o voo na terça. De qualquer forma, deixei avisado que se surgisse alguma coisa, que me ligassem. A segunda passou e acabou e nada de telefonemas. Aproveitei o fato para dar uma merecida descansada na terça-feira. Dormi 10h seguidas, coisa que não fazia há pelo menos 5 dias. Acordei revigorado e pronto para mais um dia, agora com as baterias recarregadas. O dia foi passando e nada de ligação para confirmar meu voo para quarta. Já tinha perdido as esperanças. Porém, pontualmente às 19h, já na faculdade, recebo uma ligação do aeroclube. Do outro lado da linha estava meu instrutor padrinho, Thomé:

 – Fabão, voo amanhã 8h45min?
– Afirmativo, 8h45min.
– Marcado e confirmado então, abraço!
– Valeu! Abraço!

Não durou 20 segundos a ligação e meu dia ia acabar melhor. Na faculdade a aula foi chata e cansativa. Ninguém merece isso, mas fazer o que? É o último ano. Cheguei em casa e fui olhar o TAF para o dia seguinte. Maravilha! Estava no jeitinho para voar, previsão de céu CAVOK, com vento de 10kt, alinhado com a cabeceira 13 em 130.

Avisei o motorista da minha van e parti para casa. Por incrível que pareça, consegui ir pra cama antes da 1h, isso é raro. Lembro-me que ativei o alarme para tocar às 5h30min como de costume e olhei pela última vez o relógio, eram marcadas 0h10min. Ótimo, um pouco mais de 5h de sono.

Para quem estava dormindo 3h nas noites passadas, já era de grande ajuda. No meio da noite acordei com um barulho que não distingui o que era, só lembro-me de estar com o telefone na mão. Olhei no relógio novamente, era o alarme que tinha tocado. Fiquei pensando mesmo se já eram 5h30min. Parecia que tinha deitado há poucos minutos.

Olhei novamente para confirmar o horário e estava certo, 5h30min em ponto. Dei uma espreguiçada para espantar o sono que me dominava no momento e tomando cuidado para não dormir de novo. Não adiantou muito, mas pelo menos foi o suficiente para me levantar e começar a rotina.

Me troquei e parti para o café da manhã. No cardápio teríamos um copo gelado de achocolatado, para dar uma acordada e colocar um pouco de energia no corpo, um copo de iogurte natural, para manter uma alimentação saudável e procurei por algo mais substancioso. A procura foi em vão, não havia nenhum pão no armário.

Tudo o que encontrei foi metade de um pacote de bolacha recheada. Como iria ficar até 13h30min sem comer nada, optei por ele mesmo, já que não tinha outra opção. Aprontei as coisas e 6h10min a van estava na frente de casa. Entrei e começamos a viagem de 1h30min até Londrina.

Por sorte, muitas pessoas da van acabaram não indo, o que ajudou a fazer um tempo bom de viagem. O sono ainda me sondava e durante a viagem fui “pescando” e cochilando por alguns momentos, mas não consegui dormir de verdade. Assim que chegamos a Londrina, desisti de tentar dormir. Novamente o dia estava começando com uma temperatura agradável, na casa dos 20 graus.

O vento estava de acordo com o METAR da hora, 10kt. Uma maravilha para dar uma despertada antes do voo. Desci uma quadra antes do aeroclube para pegar um pouco do vento e caminhar para acordar de vez. Apesar de tudo, chegando próximo ao aeroclube, ainda estava com sono.

Bom, eram 7h30min quando cheguei e eu tinha pelo menos 1h antes de fazer os procedimentos pré-voo, que são: preencher notificação de voo, fazer o peso e balanceamento da aeronave, consultar METAR e TAF, ler o documento e pane do dia e aguardar a chegada da aeronave para fazer o check externo. Ia pegar um café fresquinho e aquilo ia me acordar. Já na entrada do aeroclube, vi o Thomé e o Lacerda conversando e eis que o Thomé vem em minha direção:

 – Fabão, corre lá e prepara a aeronave, vamos fazer 2h hoje.

 Nem falei nada, já entrei correndo e fui preparar o PT-BTW, um C150. As palavras do meu instrutor padrinho funcionaram melhor que qualquer outra coisa para me despertar. Me apressei para fazer o check externo e deixar a aeronave pronta para partir. Depois ia me preocupar com as demais coisas. O primeiro voo da manhã é marcado para as 7h00min, mas ele nunca sai no horário. Normalmente este primeiro voo sai entre 7h20min e 7h40min em alguns casos. Eram 7h45min quando terminei a inspeção e avisei o Thomé. Perguntei para ele se precisava preencher os demais documentos e ele me disse que como estávamos atrasados, era para preencher depois. A notificação já havia sido passada por telefone e corremos para o voo. Peguei o diário de bordo e a chave, ouvi o ATIS e chamei a torre para acionar:

 – Torre Londrina, muito bom dia. PT-BTW
– PT-BTW bom dia, Torre Londrina.
– Torre, o BTW está no pátio do aeroclube, ciente da informação S, solicito acionamento para voo de instrução de toque e arremetida.
– BTW, acionamento a critério, acione 0154 no transponder. Chame quando pronto para taxi.
– Ciente, aciona 0154. Chamará para taxi o BTW.

 Fizemos o check de acionamento: inspeção externa completa, briefing de decolagem e emergência, calços retirados, cintos e fones ajustados, equipamentos elétricos desligados, liquidômetros checados, seletora aberta, mistura rica, manete de potência ajustada para a partida, aquecimento do carburador fechado, master ligada, luzes de navegação e beacon lights ligadas e área da hélice livre. PARTIDA!

Era o primeiro voo do dia, o motor rateou um pouco para pegar, mas depois de uma bombada no manete de potência, lá estavam os 100HP trabalhando. Fizemos o check pós-acionamento, tudo dentro dos padrões.

 – Torre, o BTW está pronto para taxi.
– BTW autorizado taxi, reporte ingressando no pátio principal.
– Autorizado taxi, BTW.

 Começamos o taxi e logo vi que tinha um TRIP no pushback, agilizei o taxi para pegar a frente dele na decolagem. Reportei ingressando no pátio principal e meu objetivo foi atingido:

 – Autorizado taxi até o ponto de espera da 13, chame quando pronto, BTW.
– Taxi até o PE da 13, chamará pronto, BTW.

Este foi a primeira parte do relato de hoje. Mais tarde tem a segunda parte.

Futuro Piloto

Fábio Miguel

Renato Cobel
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