O Junkers F.13 foi outra aeronave de destaque na “História das Companhias Aéreas”, e que merece uma atenção especial em um artigo totalmente seu.
Projetado durante a Primeira Guerra Mundial, o Junkers F.13 fez seu voo inaugural em 25 de junho de 1919. Seu primeiro protótipo foi batizado de Annelise, em homenagem à filha de seu projetista, Hugo Junkers. Com capacidade para até quatro passageiros, o Junkers F.13 distinguiu-se por ser a primeira aeronave totalmente de metal, em uma época onde predominavam aeronaves feitas de tela, madeira e outros materiais mais leves. Outras características inovadoras do Junkers F.13 foram a presença de cintos de segurança para os seus passageiros, a estrutura cantilever e o formato monoplano de asa baixa.
Seu design mais robusto permitiu que a empresa colombiana SCADTA prevalecesse em seu mercado nacional, transformando-se anos depois na Avianca, empresa que opera até os dias de hoje. Para incentivar a venda de suas aeronaves, a Junkers adotou inúmeras iniciativas, que incluíram desde a oferta de crédito facilitado na compra de aeronaves, até a criação de uma linha aérea própria, a Junkers Luftverkehr, que mais tarde viria a compor a Lufthansa.
As ações promocionais foram bem sucedidas, e o modelo Junkers F.13 foi vendido para diversos países, sendo produzido durante treze anos, e operando ao longo de quase vinte. Além do uso militar a que também foi submetido, o Junkers F.13 cumpriu com sucesso seu objetivo principal de transporte de passageiros, operando para inúmeras empresas ao redor do mundo, inclusive a brasileira Varig em seus primeiros anos.
Abaixo você confere um breve e raro vídeo do Junkers F.13, onde é possível observá-lo em operação:
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