Na semana que se passou, não se falou em outra coisa nos hangares e entre os estudantes de aviação: as mudanças previstas para a RBAC 61 – mais precisamente, a queda da obrigatoriedade de curso homologado para PP e PLA teóricos, e das 200 horas de voo para INVA/H. É uma notícia sem dúvida excelente, à medida que nos permite a possibilidade do econômico estudo autodidata nas bancas de PP e PLA, e também, por impedir que o exercício da profissão de INVA se torne algo praticamente inacessível, como foi muito bem colocado nesta postagem do Raul Marinho no “Para Ser Piloto”.
Além da ótima notícia para estudantes de aviação de todo o país, uma coisa me chamou a atenção em todo esse processo: a abertura de uma Audiência Pública, por parte da ANAC, para que qualquer cidadão apresentasse suas sugestões de melhoria na nova versão da RBAC 61, conforme divulgado nesta notícia, publicada na própria página da ANAC. Em um país onde a população faz constantemente suas manifestações, exigindo ser escutada pelas autoridades, tivemos na aviação uma iniciativa de um órgão público, disposto a ouvir as sugestões da categoria que representa.
A ANAC conta com inúmeros problemas que todos conhecemos. Não cabe aqui discordar de cada reclamação que escutamos no nosso dia-a-dia. Todos sabemos, por exemplo, das precariedades de nossa infraestrutura aeroportuária, às vésperas de um evento de projeção mundial como a Copa do Mundo. Mas a possibilidade de um diálogo aberto entre população e autoridades é, sem dúvida, algo digno de nota. É o tipo de chance que todo cidadão gostaria de ter para tentar mudar a sua realidade.
É bem verdade que não podemos mudar o mundo. Mas ao menos nós, aviadores e estudantes de aviação, tivemos aí uma oportunidade única de proporcionar alguma mudança em nosso contexto, o que já é um começo. Cabe a nós estarmos bem informados para participarmos, com conhecimento de causa, de uma oportunidade dessa natureza. Ficam também os votos para que outros setores da nossa sociedade sigam o mesmo exemplo. Afinal, aviadores também são estudantes, pais de família, cidadãos que desejam um país melhor para si mesmo e suas famílias.
Abraços e boa semana!
- Como Escolher Onde Voar - 26/09/2017
- Peruvian International Airways | HCA 154 - 27/07/2017
- Aeronaves Históricas: Fokker F27 - 26/05/2017