Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto ao CMA – Certificado Médico Aeronáutico, vamos responder à pergunta de hoje:
Dúvida
Olá, gostaria de saber se a Espondilite Anquilosante, mesmo ainda com poucos sintomas, como dor nas costas, poderá reprovar no CMA?
Nossa resposta
A Espondilite anquilosante é considerada uma patologia inflamatória crônica, que acomete as articulações do esqueleto axial, principalmente coluna, quadris, joelhos e ombros. Poderão também aparecer outras lesões em olhos (uveítes), coração, pulmões (fibrose pulmonar), intestinos (colite ulcerativa) e pele (psoríase). Ainda é de causa desconhecida, e acomete mais o sexo masculino. O diagnóstico será feito através do quadro clínico, exames laboratoriais e radiográficos. Ainda é uma doença incurável, e que poderá acarretar limitação funcional importante caso não controlada. O tratamento será baseado em aliviar os sintomas dolorosos e reduzir o risco de deformidades (medicamentos, fisioterapia, cirurgias caso necessário).
Conforme os requisitos ósteo-articulares da RBAC67, o candidato não poderá apresentar doença ativa dos ossos, articulações, músculos e tendões e sequelas funcionais de doenças congênitas ou adquiridas. Na ICA 160-6 (Instruções Técnicas das Inspeções de Saúde na Aeronáutica), a Espondilite Anquilosante está como causa de incapacidade nos exames de saúde na aeronáutica. É uma patologia que poderá trazer limitações funcionais e complicações futuras, e por este motivo, poderá ser reprovatória para obtenção do CMA.
Atenciosamente,
O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.
- CMA – Aneurisma cerebral reprova no CMA? - 16/07/2015
- CMA – Dermatite seborreica reprova no CMA? - 16/07/2015
- CMA – Atraso final de condução no teste ergométrico reprova no CMA? - 15/07/2015