Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto ao CMA – Certificado Médico Aeronáutico, vamos responder à pergunta de hoje:
Dúvida
Olá, Dra. Tatiana Trigo!
Gostaria de tirar uma dúvida em relação ao CMA. Estou com uma problema. Após ter usado aparelho fixo, o mesmo desenvolveu retração gengival em dois dentes da minha boca. O problema não me causou nenhum tipo de dor, aumentou a sensibilidade dos dentes ou os deixaram moles.Anexei a foto dos dentes ao e-mail.
Serei reprovado ao passar pelos exames odontológicos por isso? Pretendo tirar o CMA de PP.
Desde já agradeço pela atenção.
Tales Rocha
Nossa resposta
Tales,
A retração gengival é o deslocamento da gengiva, provocando a exposição da raiz do dente. Isso pode ocorrer em um só dente ou em vários. Pode ocorrer por: traumatismo por escovação (fricção exagerada com escova de cerdas duras); inflamação da gengiva pela presença da placa bacteriana; trauma oclusal (forças excessivas sobre o dente causadas por má posição dentária ou por restaurações “altas”); restaurações desadaptadas na região gengival; posição alta dos freios labiais e lingual; movimentos ortodônticos realizados de maneira incorreta; dentes apinhados (encavalados); pouca espessura do osso que recobre a raiz.
No tratamento, normalmente, o que se faz é evitar a evolução desse processo através de escovação adequada, limpeza profissional, ajuste oclusal, remoção de hábitos nocivos, remoção de excessos de materiais restauradores, se houver, e, se for o caso, corrigir a má posição do dente com aparelho ortodôntico. No caso da necessidade de recobrir a raiz do dente, temos a opção cirúrgica. São cirurgias de resultados não previsíveis, em que, em determinadas situações, vale a pena tentar. São feitas principalmente visando à estética.
No caso da RBAC67, conforme os requisitos odontológicos, nos exames de saúde periciais iniciais e nas revalidações, o candidato deverá ter ausência de moléstias periodontais evidenciáveis ao exame visual ou radiográfico. Nos casos de retração dentária, geralmente serão avaliadas consequências como a mobilidade dentária, que aparece nas formas mais avançadas. Serão avaliadas também a presença de alterações periapicais, e o mais importante, se há alterações na função mastigatória e a fonação (articulação da palavra). Conforme critérios do examinador, se houver algo que cause impedimento para o CMA, após os exames (clínico + radiografia panorâmica), será solicitada restrição até tratamento e melhora do quadro.
Atenciosamente,
Dra. Tatiana Trigo
Médica Aeroespacial
O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.
- CMA – Aneurisma cerebral reprova no CMA? - 16/07/2015
- CMA – Dermatite seborreica reprova no CMA? - 16/07/2015
- CMA – Atraso final de condução no teste ergométrico reprova no CMA? - 15/07/2015