Deslumbrados x Desiludidos: O Conflito de Gerações na Aviação

posted in: Artigos | 1

Deslumbrados_Desiludidos

A aviação pode ser descrita como um longo caminho, a ser trilhado por quem deseja voar por hobby ou em busca de uma profissão. Como acontece em toda longa caminhada, quem escolhe trilhá-la vai mudando através do tempo. Com isso, o aviador apresenta diferentes perfis ao longo de seu amadurecimento – alguns deles, potencialmente prejudiciais ao próprio piloto.

Comumente, dois desses perfis ocorrem no início e no final da jornada aeronáutica. Podemos chamá-los de “extremos” não apenas por suas posturas radicais, mas também por essa predominância nas extremidades da jornada. Vale a pena conhecermos esses perfis, e entender por que é bom evitar que nos tornemos um deles:


O Entusiasta Deslumbrado

É um perfil muito comum entre os mais jovens, muitas vezes prestes a ingressar na aviação. Empolgados com tudo que vêm, frequentemente fotografam toda e qualquer aeronave com a qual entram em contato – e muitas vezes, o fazem do próprio cockpit, por mais improvável que fosse um piloto tão jovem em uma aeronave tão avançada. Aprofundam-se em simuladores caseiros de voo, conhecem inúmeros detalhes sobre aeronaves de linha aérea, e não raro, tentam abraçar o mundo como é típico da juventude. Mesmo conhecendo conceitos avançados da aviação comercial, desconhecem detalhes simples da aviação de instrução, na qual muitas vezes sequer chegam a ingressar.


O Veterano Desiludido

É o outro extremo dos perfis. Geralmente um detentor de centenas de horas de voo, todo entusiasmo dos mais jovens parece incomodá-lo. Critica severamente qualquer atitude mais sonhadora em relação à aviação: simuladores caseiros? Mera ilusão, segundo eles próprios! Fotos de aeronaves? Podem comprometer algum aspecto de segurança! Por vezes, parece que anos de uma realidade nem sempre tão fácil pesam-lhes nos ombros.


Por uma convivência mais harmoniosa

Não é difícil de imaginar que o encontro dos dois perfis é destrutivo para ambos. O entusiasmo aparentemente sem foco incomoda os mais veteranos, que por sua vez, têm grandes chances de jogar um grande balde de água fria num potencial futuro aviador, por mais que essa não seja a sua intenção. Não se tratam de perfis raros de se encontrar. No entanto, alguns pequenos ajustes de ambos os lados podem ser extremamente benéficos para todos.

Se o entusiasmo por um eventual ingresso na aviação costuma lhe deslumbrar, lembre-se de ter um pouco de foco e pés no chão – por mais que estar “no chão” pareça contraproducente para um aviador. Sonhar é bom, mas realizar é ainda mais importante. Deixe um pouco os simuladores de lado (não precisa ser totalmente), e comece a galgar os primeiros degraus da aviação real, ciente de que se trata de uma longa escadaria até os seus objetivos. E não deixe de respeitar e dar ouvidos aos mais experientes.

Por fim, se você se enquadra melhor no grupo dos veteranos, vale uma sugestão: lembre-se de quando tudo começou para você. Em algum ponto lá atrás, certamente você colecionou miniaturas de aeronaves, ou vibrou ao chegar mais perto de uma delas. Não deixe que o peso das obrigações apague dos seus olhos o brilho que se acendeu ao reconhecer-se um futuro aviador. A realidade é dura, nós sabemos, mas inúmeros futuros pilotos precisam do seu experiente exemplo.

Luiz Cláudio Ribeirinho
Redes
Latest posts by Luiz Cláudio Ribeirinho (see all)