Duvida – Aero Boero e Cessna, ou apenas Aero Boero?

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Então senhores, seguindo com nossa série Pergunte ao Canal Piloto, vamos responder a de hoje:

Duvida

Olá Canal Piloto, como vai?

Acompanho o Canal Piloto desde o primeiro dia que resolvi me tornar piloto, através da recomendação de um primo. Admiro muito o trabalho de vocês, pela divulgação das informações que nós no início da carreira precisamos.

Ainda sou novo na área, mas estou buscando o máximo de informações para me manter por dentro do assunto.

Hoje eu trago uma dúvida que eu já até li um pouco a respeito, mas gostaria de saber a opinião de vocês.

Começarei nas próximas semanas as aulas práticas de PP no aeroclube que está localizado próximo a minha casa. Lá eles nos recomendam fazer 20h no AB115 com valor de R$240,00 e fazer o restante das horas, as outras 20h, no Cessna 172 com valor de R$420,00. Pelo que eu entendi se eu optar por fazer todas as horas no AB-115, o que me economizaria bastante dinheiro, eu simplesmente não poderei fazer o voo solo, que no caso só pode ser feito quando se opta por voar no Cessna parte das horas.

Quanto a questão financeira, disponho do necessário por parte de um sacrifício que eu tomei de vender um carro e andar a pé. Mas de qualquer forma pretendo seguir com calma e penso apenas no curso de PP por enquanto.

Como não pretendo ser INVA, mas sim dar continuidade para PC Multi IFR pra ter mais chances no mercado de trabalho, a minha dúvida é a seguinte: Vale a pena fazer com calma nas recomendações do aeroclube e gastando um pouco mais para solar fazendo as horas no Cessna, ou posso economizar nesse sentido no PP e investir nas aeronaves do curso de PC?

Li algo dizendo que a variedade de aeronaves pilotadas no curso de PP, basicamente, conta mais apenas quando se tem interesse em ser INVA, um vez que você depende das aeronaves que o aeroclube possui. Isso é verdade?

Desde já agradeço ao trabalho e a atenção de todos do Canal Piloto.

Rafael Rosa Egêa, 23 Anos
Lavras – MG
Estudante de curso superior

Nossa resposta

Como na formação de aviador cada centavo conta, recomendo você fazer o máximo de horas possíveis no Aero Boero, e não apenas as 20h recomendadas, siga voando nele durante 98,8% do curso de PP, e mude para o C172 apenas quando for realmente necessário, no momento das horas noturnas no final do curso prático. Isso sem contar que você pegará muito mais “pé e mão” nessa modalidade, vendo que o Aero Boero é mais trabalhoso de se voar do que qualquer Cessna.

Estendendo esse conselho ao curso de PC, neste também voe o Aero Boero sempre que possível, como nas navegações visuais que somam 70h das 110h do PC, e novamente só passe para o Cessna 172 quando realmente for necessário, nesse caso, nos voos IFR e noturnos.

Não é necessário ter “pressa” em se passar para o Cessna pois além de ser mais caro, não há nenhum mistério em se voar ele, é uma aeronave muito dócil e você pegará proficiência na aeronave em poucos voos de adaptação.

Sobre seu aeroclube não liberar alunos para voo solo no Aero Boero, nem entrarei no mérito se isso está correto ou não, mas se esse for o preço para se economizar milhares de reais permanecendo voando no Aero Boero, vale a pena sim, o voo solo é um momento mágico na formação, mas a falta deste não irá prejudicar seus futuros voos.

Quanto a variedade de aeronaves ser vantajosa ao futuro INVA, nem sempre funciona assim, pois dificilmente um INVA começa dando instrução em todos os modelos de aeronaves que o aeroclube possui, na maioria das vezes ele começa nas de instrução básica e vai evoluindo ao conforme ganha experiência e faz os ground schools necessários caso nunca tenha voado as demais.

Saiba mais:

O leitor de hoje enviou sua duvida através do nosso e-mail, você pode fazer o mesmo caso não ache a resposta nas perguntas já respondidas.

Alexandre Sales
Redes
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