Dúvida – Como são feitos a busca e o salvamento de aeronaves?

posted in: Duvidas | 0

Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto à formação aeronáutica, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Oscar Lima Alfa Senhores!

Boa noite, tenho uma dúvida que creio não terem sido respondidas ainda, uma sobre controle de tráfego aéreo

Recentemente assisti uma série na qual houve um acidente aeronáutico (jatinho caiu com médicos, nos EUA). O que me chamou a atenção é que, aparentemente, a aeronave não pousou no horário devido e ainda levou alguns dias para resgatarem os acidentados (licença poética ferra de vez em quando ¬¬). Baseado nisso questiono o seguinte:

– Os aeródromos de destino tem controle das aeronaves que chegam? se sim, qual o procedimento quando uma “não aparece” creio que os Centros de Controle de Área também têm controle de quais aeronaves estão em voo. Quais os procedimentos quando uma aeronave “some do radar”?

Att,

Diose Machado

Nossa resposta

Diose,

Todos os tráfegos (aviões e helicópteros) que decolam de aeródromos controlados são conhecidos, através de plano de voo ou notificação de voo. Quanto àqueles que tem o pouso em locais controlados, a torre de controle tem conhecimento prévio dos mesmos, pois há contato entre os órgãos de tráfego aéreo. Se porventura uma aeronave não pousar no horário estimado, ou não estiver em contato com nenhum outro órgão de tráfego aéreo (Controle de Aproximação ou Centro de Controle de Área), serão ativados os serviços de busca e salvamento.

No entanto, se um avião decolar de um aeródromo sem torre e pousar em outro aeródromo sem torre, qualquer pessoa pode acionar o serviço de busca e salvamento, entrando em contato com qualquer órgão público (polícia/corpo de bombeiros). Um piloto de avião deve comunicar à autoridade aeronáutica mais próxima (sala AIS/Torre de Controle/Aeronaútica), conforme consta no CBA (Código Brasileiro de Aeronáutica).

Segue legislação a respeito: (vide artigo 88)

“Art. 87. A prevenção de acidentes aeronáuticos é da responsabilidade de todas as pessoas, naturais ou jurídicas, envolvidas com a fabricação, manutenção, operação e circulação de aeronaves, bem assim com as atividades de apoio da infra-estrutura aeronáutica no território brasileiro.

Art. 88. Toda pessoa que tiver conhecimento de qualquer acidente de aviação ou da existência de restos ou despojos de aeronave tem o dever de comunicá-lo à autoridade pública mais próxima e pelo meio mais rápido.”

Se uma aeronave sumir do radar, é iniciada um série de buscas pelas frequências de rádio e órgãos de controle da região onde a aeronave estava voando (PRECOM). Em seguida, é feita um busca mais expandida atrás de qualquer informação da aeronave (EXCOM). Se mesmo assim não se obtiver nenhuma informação da aeronave desaparecida, é iniciada a busca com aeronaves. Para maiores informações, recomendo ler esta publicação.

Lembrando que toda aeronave possui um localizador via satélite, chamado ELT (Emergency Locator Transmitter), que é ativado em caso de impacto, dando a localização da aeronave.

Saiba mais:

Atenciosamente,

Rodrigo Satoshi

INVA – Instrutor de Voo de Avião

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.

Rodrigo Satoshi
Redes