Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto à formação aeronáutica, vamos responder à pergunta de hoje:
Dúvida
Boa tarde Satoshi-sama
minha duvida é a seguinte estou voando paulistinha em um determinado aeroclube, e fiz me pp lá, após isso eu faria o pc tambem em mono/ifr, e checa-ló tudo bonitinho, porem para eu ter a carteira com multi é presciso quantas horas após o check e se é mais vantagioso fazer multi/ifr no pc ou mono/ifr no pc e após isso fazer o multi ?
no aguardo e obrigado
Felipe Yamauchi Leite
Nossa resposta
Felipe,
O curso de MLTE (multimotor) é composto de 12,0 horas, mais 1,5 de voo de cheque. Se a escola tiver aeronave multimotor (Sêneca, Baron ou outras), você pode checar PC -MLTE/IFR.
Entre checar MNTE ou MLTE/IFR, eu prefiro hoje checar PC MNTE/IFR, e após fazer o curso do MLTE. Essa resposta depende muito do programa da escola onde você vai fazer o curso de aeronave multimotor. Hoje na EJ, por exemplo, que é a empresa aonde trabalho atualmente, as cinco primeiras horas do curso de MLTE (IFR OU VFR) são de adaptação à nova aeronave, sendo as três primeiras horas de manobras, e as duas últimas de treinamento de toque e arremetida. As 7,0 horas restantes serão de navegação IFR, se o aluno pretender checar MLTE/IFR. Fiz essa opção quando eu era aluno.
Se você optar por checar MLTE/VFR, no entanto, poderá utilizar as horas de navegação para treinar mais toque e arremetida. Somente duas horas para treinar aproximação e arremetida monomotor são muito poucas, no meu ponto de vista. No treinamento de pouso e decolagem, é onde mais pegamos o “pé e mão” do avião. Sendo assim, você poderá utilizar as horas de navegação VFR para treinar toque e arremetida, e adquirir muito mais proficiência na pilotagem do novo equipamento, sendo um piloto muito mais preparado para voar uma aeronave MLTE profissionalmente.
Atenciosamente,
Rodrigo Satoshi
INVA – Instrutor de Voo de Avião
O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.
- Paixão na Aviação - 20/06/2017
- Prova da ICAO: O que é e quando realizá-la - 27/03/2017
- Quando a imprudência torna-se uma situação catastrófica - 20/03/2017