Seguindo com nossa série Pergunte ao Canal Piloto, vamos responder à dúvida de hoje:
Dúvida
Oi meu nome é Pedro , tenho 25 anos , e no momento estou na Califórnia cursando PPH . PCH E IFR !!!
Gostaria de saber , quando voltar para o Brasil , quanto tempo em média demora para a ANAC validar minha carteira ..
E se a ANAC registra minhas horas de vôo nos EUA para minha carteira do BRASIL !!!
Se pudesse me informar algumas informações adicionais sobre esse mesmo assunto … Facilidade de arrumar emprego , se existe algum tipo de prova que tenho que fazer quando voltar , se existe preconceito contra pilotos de formação fora do país ….
MUITO OBRIGADO ..
Pedro dias
Nossa resposta
Pedro,
Hoje, após fazer o voo de cheque, você recebe a sua CHT provisória, para que a imprima assim que solicitar a carteira brasileira. Isso pode ser feito em até 30 dias após o voo de cheque. Algumas escolas costumam orientar o aluno em como enviar essa solicitação. A ANAC envia a CHT definitiva pelo correio somente após a análise do processo, o que chega a demorar até 60 dias.
Em relação às horas de voo, segundo a RBAC 61, para a convalidação de PPH ou PCH – VFR são necessárias:
- 1,5 horas de voo com exatos 3 pousos diurnos e 3 pousos noturnos;
- 1,5 horas de voo para fins de cheque.
Para a convalidação de PCH – IFR:
- 2,5 horas de voo, com exatos 3 pousos diurnos e 3 pousos noturnos;
- 6,0 horas de simulador AADT.
Independente se for PP ou PC, o solicitante (aluno) deverá fazer uma prova de Regulamentos na ANAC.
Em relação à sua pergunta sobre emprego, devido ao mercado da aviação no Brasil estar hoje em um momento de baixa, as Escolas/Aeroclubes dão preferência por contratar os alunos que fazem, com eles, toda a formação de PC e INVA – ou PP, PC e INVA. Porém, para trabalhar em empresas de táxi aéreo, não há nenhum preconceito contra profissionais que fizeram a sua formação nos EUA.
Acredito que as duas opções seriam boas para você: fazer o INVA nos EUA e tentar arrumar um emprego aí mesmo, ou voltar para o Brasil, fazer o INVA por aqui e tentar dar instrução onde houver feito o curso. Creio que hoje, com o mercado cheio de pilotos, duas coisas são fundamentais: um mínimo de 500h de voo, e o ICAO nível 4 com uma boa proficiência em inglês.
Abraços,
INVA – Instrutor de Voo de Avião
O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.
- Paixão na Aviação - 20/06/2017
- Prova da ICAO: O que é e quando realizá-la - 27/03/2017
- Quando a imprudência torna-se uma situação catastrófica - 20/03/2017