Dúvida – Como são as horas de voo do PP e PC?

posted in: Duvidas | 2

Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto à formação aeronáutica, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Olá, tudo bem? primeiramente gostaria de parabenizar você pelo seu trabalho, seus vídeos me ajudam bastante, e pretendo chegar a (PLA), minha dúvida, e se depois que que eu terminar o curso de (PP), como é o regulamento das horas de voo? são todas de vez ou são divididas em etapas? Obrigada pela atenção !

Cleiton Rodrigues

Nossa resposta

Cleiton,

Após o término do curso teórico de PP, ou mesmo durante o curso, você poderá fazer até 17 horas de voo, quando entrará na fase de fazer o voo solo. O aluno só poderá fazer esse voo depois da aprovação na Banca da ANAC – PPA. Em seguida, as demais horas de navegação ou horas locais dependem da escola onde você irá fazer o seu treinamento prático, até totalizar as 40 horas mínimas de voo para checar o PPA. Além destas, o aluno deverá fazer mais 1,5 hora de voo de avaliação, antes do cheque de PPA, e mais 3 horas noturnas locais, conforme consta no RBAC 61.

É preferível que você faça todas as horas de voo do PPA de uma vez, ou com uma frequência de uma ou duas horas de voo por dia para que não perca proficiência, como já falei há alguns posts atrás.

Já para checar o PC, existem duas maneiras: fazer o curso em sua totalidade em aeroclube/escola de aviação, ou fazer voando aeronave particular, como falei neste post.

Em contrapartida, se deixar para checar o PC em aeroclube, neste post está explicado como será o treinamento prático do PCA.

Eu recomendo que, após o cheque do PPA, você faça o curso téorico do PCA Intensivo, ou enquanto voa as horas visuais do PCA, faça o curso teórico do PCA – extensivo.

Sobre a questão de checar PLA, sugiro que você leia este post, que publiquei sobre esse assunto.

Lembre-se: trabalhar em companhia aérea não significa ser PLA, mas sim, piloto de companhia aérea. O PLA como uma licença, conforme mencionei no link acima, está muito difícil de tirar devido às exigências da ANAC. Hoje, podemos trabalhar em qualquer companhia aérea só com a licença de PCA.

Atenciosamente,

Rodrigo Satoshi
INVA – Instrutor de Voo de Avião

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.

Rodrigo Satoshi
Redes