Dúvida – Como tirar o INVA nos EUA?

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Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto à formação aeronáutica, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Oscar Lima Alfa, me chamo Lincoln e tenho uma dúvida.

Comecei a faculdade de Ciências Aeronáuticas esse ano, a faculdade tem duração de 2 anos. Pretendo começar a voar em maio, e também pretendo terminar todas as horas até o final do curso (2 anos). Meu inglês é bem básico, bem básico mesmo, não consigo me virar se for morar fora. E como o inglês é pré-requisito para quem quer se tornar piloto de linha aérea, pretendo começar um curso que tem duração de 18 meses, onde dizem que irei sair do curso falando fluente, não acredito que em 18 meses eu consiga estar fluente na língua. Enfim, a dúvida é a seguinte: estava pensando em depois de terminar as horas de voo, o curso de inglês e a faculdade, morar um tempo nos Estados Unidos, cerca de 3 a 6 meses, para eu melhorar o inglês, o problema é que eu não tenho medo de quando estiver lá, não conseguir voar, por causa das carteiras, FAA, etc.

Enfim, queria saber o que podem me sugerir para que eu melhore meu inglês, que acho eu que morar lá é a melhor opção e continuar voando para não perder a “manha”, sabe me dizer como fazer? Voar como instrutor lá fora, tendo a formação só aqui, é possível?

Desde já grato, aguardo resposta.

Lincoln Nycolas

Nossa resposta

Lincoln,

Para voar nos EUA, é necessário primeiramente convalidar as licenças brasileiras para as americanas, e posteriormente tirar a carteira de CFI. Conversei com o Enderson Rafael, que é representante da TREASURE COAST FLIGHT TRAINING no Brasil, e ele me passou as informações abaixo:

“Lincoln, acho que você tem dois caminhos possíveis: terminar tudo aqui, faculdade e PC, e após ir para os EUA apenas validar o PP e alugar aviões pra voar lá, coisa que é bem simples de fazer tendo o PP da FAA. Ou o que acho mais recomendável: terminar a faculdade aqui e depois ir pra lá fazer todo o seu treinamento (ou vice versa, fazer tudo lá e depois voltar para fazer a faculdade).

A licença de INVA nos EUA se chama CFI. Para obtê-la, é preciso ser no mínimo PC pela FAA. Como não existe convalidação de IFR e PC da ANAC para a FAA, apenas o contrário, sobra a opção para quem tiver o PP ANAC e ICAO 4 validar o PP lá, e refazer sob os vistos de estudante M1 ou F1 boa parte do IFR e do PC na FAA, cujos requerimentos são bastante diferentes dos brasileiros, e em seguida rechecá-los por lá, para só então partir para a carteira de CFI (e CFII – instrutor de IFR e MEI – instrutor de multi). Embora seja possível fazer o curso de CFI em qualquer escola americana que o ofereça, só é possível trabalhar como instrutor sob o visto F1 – que poucas escolas fornecem. O curso consiste em duas provas teóricas pelo menos, além de pelo menos 15h de voo nos requerimentos previstos no FAR 61.183.

Os checks da FAA para instrutores costumam ser bastante puxados, com casos em que chegam a durar 12 horas entre prova oral e voo. Um brasileiro que obtenha uma licença de CFI sob o visto F1 pode trabalhar por até 2 anos na função. Depois, tem que voltar ao Brasil.

Um grande abraço,

Enderson Rafael “

Atenciosamente,

Rodrigo Satoshi

INVA – Instrutor de Voo de Avião

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Rodrigo Satoshi
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