Seguindo com nossa série Pergunte ao Canal Piloto, vamos responder à dúvida de hoje:
Dúvida
Oscar Lima Alfa senhores aviadores,
Sempre ouvi falar que uma alternativa bastante utilizada pelos pilotos comerciais recém formados para acumular horas é fazer o curso de INVA e dar instrução. Minha dúvida é quanto a contabilização das horas de instrução. As horas são 100% contabilizadas para o INVA? E quanto aos períodos do voo em que o aluno esteve em “comando” (não sei se aluno pode estar em comando!), ou seja, nos períodos do voo em que o aluno estava pilotando? Em fim, como funciona a contabilização das horas nos voos de instrução tanto para o aluno quanto para o INVA?
Att
Anderson Cunha
Nossa resposta
Anderson,
Como INVAs, podemos acumular as horas do aluno como piloto em comando, desde que estejamos com ele dentro da aeronave, fazendo voo em DC (duplo comando) ou como piloto em comando. Se o aluno porventura estiver fazendo voo solo, essas horas não poderão ser contabilizadas pelo instrutor. Porém esse tipo de voo, em uma formação do início do treinamento (PP) até o término (INVA), soma entre 19 e 25 horas no máximo, muito pouco em um total de 170 horas de voo.
Lembre-se: aeronave de instrução é a única na qual pode haver dois pilotos em comando contabilizando horas de voo.
Abraços,
INVA – Instrutor de Voo de Avião
O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.
- Paixão na Aviação - 20/06/2017
- Prova da ICAO: O que é e quando realizá-la - 27/03/2017
- Quando a imprudência torna-se uma situação catastrófica - 20/03/2017