Dúvida – Em qual aeronave fazer os cursos de Multi-Crew e Jet Training?

posted in: Duvidas | 0

Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto à formação aeronáutica, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Boa, o meu nome é Tiago e eu estou prestes a ingressar numa academia de aviação. Foram-me apresentadas duas opções no que diz respeito ao MCC/JOC: ou faço no King Air 200, ou no A320. Qual seria a melhor opção?

Obrigado pela sua atenção e cooperação.

Atenciosamente,

Tiago Madeira.

Nossa resposta

Tiago,

No Brasil, não existem os cursos de MCC (Multi-Crew Cooperation) e JOC (Jet Orientation Course). Ambos são ministrados juntos, com uma carga de 4 dias de aulas e 20 horas de simulador, divididas em 5 sessões de 4 horas cada. Já na Europa, como consta no site da CAE, fazendo o MCC e o JOC juntos ocorre um aumento nas sessões de simulador em mais 5 sessões de 4 horas cada, totalizando 40 horas/10 sessões.

Sobre o equipamento no qual fazer o curso, no meu ponto de vista, o A320 e o B737 são aviões com mais recursos tecnológicos do que o King Air. Isso significa que você terá mais recursos para gerenciar no treinamento de emergência, tendo um ganho no aprendizado e adquirindo um melhor CRM do que fazendo esse curso em uma aeronave como o King Air 200.

Se ficar em dúvida entre o CRJ 200, o B737 ou o A320, por serem aeronaves parecidas e com recursos similares, recomendo fazer o curso onde houver profissionais mais qualificados, e onde os instrutores sejam pilotos que estão voando os equipamentos – ou seja, estão na ativa. Na minha opinião, eles possuem uma experiência maior por estarem no mercado de trabalho, vivendo as situações reais durante o dia a dia, e enriquecendo a instrução de MCC/JOC.

Para maiores informações, sugiro que leia este post.

Atenciosamente,

Rodrigo Satoshi

INVA – Instrutor de Voo de Avião

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.

Rodrigo Satoshi
Redes

Rodrigo Satoshi

Instrutor de Voo de Avião e professor de curso teórico para Pilotos Privados e Pilotos Comerciais.
Rodrigo Satoshi
Redes