Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto à formação aeronáutica, vamos responder à pergunta de hoje:
Dúvida
Iury Camargo – 21 anos
São Paulo/SP
Estudando Ingles e Prático de PP
Olá amigos do Canal Piloto, gostaria de primeiramente parabeniza-los por esse trabalho incrível do site, que nos ajuda a sanar tantas dúvidas e curiosidades que a aviação nos prega.
Bom minha dúvida é a seguinte, eu estou com 16 hrs de vôo de PP, eu resolvi adiantar os estudos e fazer o teórico do PC enquanto ainda estou fazendo minhas horas do PP.. porém ao entrar em contato com a escola, eles me informaram que (como sempre TALVEZ) corre o risco de a anac anular meu curso se eu inicia-lo sem ter a CHT de PP, inclusive algumas escolas de aviação que procurei descrevem nos requisitos para matricula que voce já deve ter a CHT de PP..
Ok essa é minha primeira dúvida, a segunda é se eu poderia ( após ter checado o PP e ter o CMA de 1 Classe, obviamente ) ir fazendo as horas do PC enquanto ainda estivesse fazendo o teórico do mesmo, e se sim, se eu poderia fazer todas ou apenas a parte de Navegação VFR.. pois nos blogs e posts que encontrei sobre o assunto uns dizem que pode fazer todas as horas inclusive o IFR, outros dizem que só a navegação, já outros dizem que voce nao pode inicia-lo que pode dar problema lá na frente pra emitir a carteira voce ter começado as horas sem ter a banca..
Enfim, essas duas duvidas parecem meio bobas, mas tenho medo de gastar dinheiro ( o que não está sobrando haha ) e depois me complicar com essas regrinhas.. eu liguei na anac e até mesmo no curso ninguem sabe me dar real certeza doque pode e o que não pode.. varia muito de lugares, aeroclubes, uns puderam outros não e enfim..
Desde já agradeço, forte abraço e bons vôos!
Nossa resposta
Iury,
Com relação a fazer o PC teórico sem ainda ter checado o PP, isso é uma atitude muito utilizada pelas escolas com curso extensivo. As mesmas dizem encaminhar o nome do aluno, após o término das aulas do PCA. Procurando nas publicações da ANAC, não encontrei nenhuma informação sobre isso.
A instrução que temos na empresa onde trabalho, a EJ – base de Jundiaí, é que a relação com o nome de todos os alunos participantes do curso deve ser enviada à ANAC até três dias após o início das aulas, juntamente com o cronograma do curso. E no término das aulas, a escola deve enviar, em até três dias, a relação com o nome dos alunos aprovados, reprovados e desistentes. Sendo assim, recomendo que primeiramente você termine o PP, e após faça o curso de PC-teórico. Sei que muitas escolas renomadas fazem curso teórico de PC ou INVA, com grupo de alunos sem o PP ou o PC prático checados. Eu nunca vi e nem fiquei sabendo de alunos que tiveram problemas com relação a isso.
Sobre a sua segunda pergunta, novamente respondo que isso varia de aeroclube para aeroclube. A RBAC 61 fala somente que, para realizar o cheque ANAC PCA, o piloto deve ter sido aprovado na banca teórica de PCA e possuir o CMA de primeira classe, conforme consta nos itens 61.93/61.95 e 61.97. Algumas escolas de aviação/aeroclubes permitem que o aluno faça todas as horas do PCA, navegações visuais e IFR, incluindo o simulador, sem aprovação na banca de PCA, e também com o CMA de segunda classe. No entanto, há outras escolas em que, para que o aluno faça as horas do PCA, é necessário o CMA de primeira classe, e para fazer o simulador IFR, é necessária aprovação na banca teórica do PCA.
Espero ter sanado a sua dúvida.
Atenciosamente,
Rodrigo Satoshi
INVA – Instrutor de Voo de Avião
O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.
- Paixão na Aviação - 20/06/2017
- Prova da ICAO: O que é e quando realizá-la - 27/03/2017
- Quando a imprudência torna-se uma situação catastrófica - 20/03/2017