Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto à formação aeronáutica, vamos responder à pergunta de hoje:
Dúvida
Boa tarde canal piloto,
Após completar a minha parte prática do PC, gostaria de fazer o curso teórico de instrutor de voo em uma escola de aviação, porém não sei quantas horas é necessário, após terminar o teórico, para eu poder começar a trabalhar, vocês podem me ajudar !?
Obrigado,
Att Celso.
Nossa resposta
Celso,
Como consta no manual da ANAC – MMA 58-16 – Manual de curso de instrutor de voo-INVA, no trecho 8.6.2 – Instrução de voo:
A instrução de vôo consta de 23 (vinte e três) missões para cada aluno, com a duração mínima de 27 (vinte e sete) horas. O treinamento deve transcorrer em fases conforme indicado abaixo:
– Fase I – ADAPTAÇÃO – 05 horas e 30 minutos
– Fase II – PREPARAÇÃO DO INSTRUTOR – 16 horas
– Fase III – NAVEGAÇÃO – 04 horas
– Fase IV – CHEQUE DE INVA – 01 hora e 30 minutos
OBS.: Caso o piloto seja operacional no mesmo tipo de avião empregado na instrução, ele ficará dispensado das missões AD1 a AD4, devendo, no entanto, ser submetido ao cheque de adaptação previsto na missão CH-1.
Sendo assim, para o piloto que já tem experiência no equipamento em que será ministrada a instrução prática – INVA, não será preciso fazer as quatro primeiras lições da fase de adaptação. É necessário fazer somente a CH 1, que é a quinta lição dessa fase, com duração de 1 hora e 30 minutos. Esta deverá ser feita com o checador da escola. Com essa redução de quatro horas, o curso prático de INVA terá duração de 23 horas, ou 21,5 horas mais 1,5 hora do voo de cheque.
Atenciosamente,
INVA – Instrutor de Voo de Avião
O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.
- Paixão na Aviação - 20/06/2017
- Prova da ICAO: O que é e quando realizá-la - 27/03/2017
- Quando a imprudência torna-se uma situação catastrófica - 20/03/2017