Seguindo com nossa série Pergunte ao Canal Piloto, vamos responder à pergunta de hoje:
Dúvida
Sou aluno prático de PC e necessito da sua ajuda para alguns esclarecimentos. No meu PP fiz 40 horas, agora no meu PC, acabei de completar 70 horas visuais. Logo em seguida, iniciei o simulador no qual estou no fim.
Se escuta por ai, que para checar PC MULTI IFR, é necessário 110 horas visuais, 25 horas de simulador que abatem 20 horas reais, e outras 20 horas de IFR reais, totalizando 150 horas.
Pois então, agora no fim do curso vim a saber que são necessárias 150 HORAS VOADAS, dizem que as 25 horas do simulador não contam como voadas. Isso significaria, que no meu caso, seria necessário voar mais 20 horas visuais para completar 130 horas voadas, para posteriormente somar as 20 horas de IFR REAIS excluindo as de simulador?
Estou muito confuso e cheguei a pensar que o “vendedor de pacotes” da minha escola estaria tentando me vender algumas horas a mais, pois as regras que sabia eram outras.
Mas desde já, agradeço pela atenção
Vitor Donasoloito
Nossa resposta
Victor,
Para checar PC – MLTE/IFR são necessárias, após o cheque de PPA:
- Horas visuais: 70h como piloto em comando (sendo 50h em navegação)
- Horas IFR: 20h no avião (30h no simulador, para que sejam abatidas 20h, e o simulador tem que ser homologado AATD)
- Horas noturnas: 2h para tirar a restrição noturna (Duplo Comando) e 5h como piloto em comando
- Horas MLTE: 12,0h em duplo comando
- Voo de cheque: 2,5h
Não se esqueça de que, para fins de lançamento de CIV, horas de simulador não contam como horas de voo, pois elas entram no item SIMULADOR. Já para a CIV Eletrônica – SACI, as horas de simulador contam como horas de voo.
Quanto ao simulador, 30 horas de simulador abatem sim 20 horas de voo, mas isso ocorre somente se esse simulador for homologado AATD pela ANAC. Esse pode ser o detalhe do seu problema.
Abraços,
INVA – Instrutor de Voo de Avião
O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.
- Paixão na Aviação - 20/06/2017
- Prova da ICAO: O que é e quando realizá-la - 27/03/2017
- Quando a imprudência torna-se uma situação catastrófica - 20/03/2017