Dúvida – Quais as restrições de idade no mercado de trabalho da aviação?

posted in: Duvidas | 0

Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto à formação aeronáutica, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Olá boa tarde, estava dando uma olhada no seu site e gostei muito, tem varias dicas muito boas.

Mas tenho algumas duvidas que se possível gostaria que vcs respondessem.

Hoje tenho 26 anos e sempre tive um sonho de me tornar piloto, quando mais novo (meus 16 anos) cheguei a fazer cursos preparatórios para tentar entrar na aeronáutica (ITA e EPCAR) mas acabei desistindo no meio do caminho, hoje me vejo inclinado a tentar algo menos complicado que uma prova do ITA, mas tenho algumas duvidas.

Quanto a minha idade em primeiro lugar, li no site uma matéria que vocês falavam sobre o assunto mas se não me engano ela era de 2011, e na época o mercado estava aquecido, como não sou da área estou meio perdido de como anda o mercado para pilotos nos dias atuais.

Segundo se eu tirar uma licença PP eu já consigo arrumar emprego? ou eu só posso trabalhar com aviação se conseguir uma licença de PC? Hoje eu sou programador, tenho meu emprego fixo, mas como as horas de voo são um pouco caras e é preciso muitas delas pra se tornar um PC tenho medo de demorar de mais para uma formação (tenho uma poupança de 20mil que acredito que de para conseguir uma licença PP rapidamente).

e caso eu consiga um emprego como piloto com uma licença PP, essas horas que eu passar voando contam como horas de voo para me tornar um PC?

Alan Junior Morgado Miranda

Nossa resposta

Alan,

No mercado da aviação hoje, não existe a questão da idade, principalmente para as companhias áreas. O que conta para a contratação são as carteiras PCA-MLTE/IFR, além de ter no mínimo o ICAO 4. Muitos são contratados pelas empresas aéreas com 24 anos, devido ao fato de terem iniciado muito cedo na carreira, mas sem nenhuma experiência profissional. Muitas vezes é o primeiro emprego, ou o primeiro emprego foi ser INVA em alguma escola de aviação ou aeroclube. Porém, outros entram no mercado com 36 anos, mas com muito mais experiência, e o mercado da aviação aceita ambos os profissionais.

Hoje o mercado não está tão aquecido como em 2011, mas neste ano de 2014, o mercado está mais exigente com relação às contratações. O candidato deve ter um melhor desempenho na seleção, e também ter os mínimos requeridos que já mencionei no parágrafo anterior.

Sobre arrumar um emprego com o PPA, sugiro que dê uma lida neste post, que já fiz sobre assunto. E sobre como checar o PC, fora de aeroclube ou escola de aviação, recomendo que você leia este outro post.

Atenciosamente,

Rodrigo Satoshi
INVA – Instrutor de Voo de Avião

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.

Rodrigo Satoshi
Redes