Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto à formação aeronáutica, vamos responder à pergunta de hoje:
Dúvida
Olá,
Tenho 18 anos e sonho de seguir carreira como piloto e além dos cursos no aeroclube quero fazer faculdade de ciências aeronáuticas. Como conhecimento nunca é demais estava vendo no site do ITA que existe um curso de especialização em segurança do voo pe-safety. Minha dúvida é se esse curso serve para piloto, se o mesmo agrega valor ao currículo e quais os requisitos para fazer o curso.
Obrigado
Luan Oliveira Sousa
Nossa resposta
Luan,
Para responder à sua pergunta, conversei com o Sr. Nicola Colella, que também é piloto (PCA-MLTE/IFR), e fez esse curso no ITA. Segue abaixo a resposta dele:
” Fiquei muito contente com o envio da pergunta do seu leitor, e tenho certeza de que, se cada um de nós compartilhar um pouquinho das experiências pelas quais passamos, o processo de formação para uma carreira na aviação será muito mais leve.
Acredito ser importante começar com uma constatação: todo o conteúdo que nos é oferecido, nos aeroclubes e escolas de aviação, é apenas o básico para nos prepararmos para o futuro comando de uma aeronave.
Porém, vamos ao que interessa:
Fiz parte da 10ª turma do PE-Safety oferecido pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica em São José dos Campos.
No gancho do meu primeiro comentário, após completar minha formação teórica como Piloto Comercial, ansiava por mais conhecimento, por aprofundamento, e foi assim que cheguei ao curso. Iniciei a Especialização em Segurança da Aviação e Aeronavegabilidade enquanto voava as horas do PC, e em seguida, com a conclusão dos cursos de INVA teórico e prático – o que, com um pouco de organização e foco, é possível conciliar.
O curso é perfeito para todas as carreiras da aviação. Minha turma foi composta por diversos perfis profissionais, que incluíam, por exemplo, médicos aeroespaciais, engenheiros, pessoal de solo, e claro, pilotos. Grande parte da sua riqueza está nesta diversidade de visões e experiências.
A complementaridade destas profissões colabora com a filosofia do curso. A coordenação defende – e eu concordo – que quanto mais sabemos sobre cada área e minúcias do universo da aviação, mais consciente o profissional se torna em processos decisórios, e consequentemente, mais segura será sua operação.
Para ilustrar o quanto sua percepção do negócio aeronáutico se expandirá, os estudos percorrem temas como engenharia de asa fixa e rotativa, medicina aeroespacial, gerenciamento de crise, conceitos de Safety, certificação aeronáutica (projeto e operação), e muitas outras matérias, que você pode conferir neste link.
É importante registrar que, além do enriquecimento intelectual com o qual fui presentado, o que mais ganhei ao cursar o PE-Safety foi o crescimento quantitativo e qualitativo da minha rede de contatos profissionais, que invariável – e felizmente – se tornaram meus grandes amigos. Ouvir e integrar a sabedoria das vivências de cada um é parte indissociável da formação, em um centro de conhecimento com o respaldo de excelência do ITA.
Eu cresci muito durante o curso, não apenas como aviador, mas como pessoa. Aprendi o valor da academia e da pesquisa, enxerguei de maneira global a aviação e passei a amar ainda mais a arte de voar. Aprendi a encarar minha profissão de maneira integrada, a valorizar cada elemento e pessoa deste enorme sistema.
Os requisitos para entrar são: nível superior completo (pois se trata de uma pós-graduação); inglês para a prova de proficiência, e para a leitura dos melhores títulos para sua pesquisa (pois infelizmente não temos muitas obras científicas em português); muita força de vontade e prazer em estudar.
Digo com tranquilidade que foi um divisor de águas para mim.
Espero que tenha ajudado.
Um grande abraço
Nicola Colella”
Atenciosamente,
INVA – Instrutor de Voo de Avião
O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.
- Paixão na Aviação - 20/06/2017
- Prova da ICAO: O que é e quando realizá-la - 27/03/2017
- Quando a imprudência torna-se uma situação catastrófica - 20/03/2017