Duvida – Por que sai do ACSP?

posted in: Duvidas | 0

Então senhores, seguindo com nossa série Pergunte ao Canal Piloto, vamos responder a de hoje:

Duvida

Oscar lima alfa comando Sales, fiquei com uma duvida, por que você saiu do Aeroclube de São Paulo e foi para outro aeroclube? Por que esse que você está agora é melhor para acumular horas de voos comercial?

Oscar bravo romeu india golf alfa delta oscar!

Isabela Fernandes

Nossa resposta

Quem acompanha o Canal Piloto desde o começo, pôde de certo acompanhar minha trajetória na formação de PP e PC, e ao verem que em certo momento eu mudei de aeroclube, muitos se perguntam qual foi o X da questão para eu ter saído deste primeiro. O e-mail citado acima é uma versão “light” de perguntas que recebo com a mesma questão, algumas já citando teorias como “Os aviões lá não são seguros?”, “O ensino lá não é bom?” e por ai se vai.

O que aconteceu na realidade foi o seguinte. Ao menos na época em que eu voava lá, 2011, era obrigatório que o aluno PP checado se tornasse sócio do aeroclube para que ele pudesse iniciar as horas em comando do curso prático de PC. Essa sociedade requeria o pagamento de uma “joia”, um valor de entrada para que você pudesse aproveitar as regalias de ser sócio, além das mensalidades, e dentre essas regalias estava o desconto no preço das horas de voo, ou seja, mesmo que você pagasse essa joia, uma hora o valor do seu investimento iria retornar à você através dos voos que faria.

O problema foi que quando eu chequei o meu PP no aeroclube, eu não estava nem perto de ter o valor total para voar o PC, portanto eu não teria nem a folga financeira para pagar a entrada e mensalidades, e nem voaria com uma frequência tão grande a ponto de a minha economia nas horas de voo superarem o investimento que fiz e estaria fazendo através das mensalidades.

Deste modo, afirmo que o fato de eu ter saído de lá após o PP não foi por motivos de segurança, qualidade e nem nada do gênero, foi apenas pelo fato de no meu caso em específico, esse plano financeiro obrigatório não se adaptar à minha renda da época. Mas ainda hoje tenho vários amigos voando por lá e continuo recomendando o local para as pessoas que tem viabilidade de voar por ali, o Aeroclube de São Paulo continua sendo uma opção válida para aqueles que estão pesquisando sobre o local ideal para fazer o seu teórico e prático.

Após sair do Aeroclube de São Paulo fui ao Aeroclube de Bragança Paulista, e após fazer alguns voos lá mudei novamente e fui para a EJ em Jundiaí, onde estou voando no momento em que escrevo, 2013.

Quanto aos motivos para ter mudado novamente, e para estar permanecendo na escola de aviação onde estou, citei todos eles com detalhes nas três análises que escrevi sobre cada aeroclube e escola onde voei, se você pensa em comparar essas três instituições citadas, recomendo ler cada uma delas.

Saiba mais:

O leitor de hoje enviou sua duvida através do nosso e-mail, você pode fazer o mesmo caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.

Alexandre Sales
Redes
Latest posts by Alexandre Sales (see all)