Dúvida – Posso fazer as horas em comando do PCA em aeronave multimotora?

posted in: Duvidas | 0

Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto à formação aeronáutica, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Boa Tarde, meu nome é Gabriel Cláudio, tenho 20 anos e estou no curso prático de PP. Desculpe se vocês já responderam essas perguntas, mas eu queria ser um pouco mais específico. Seguinte:

Recentemente apareceu uma oportunidade de fazer meu curso prático de PC em uma aeronave particular, mas são aeronaves bimotoras, como Baron e Seneca, queria saber se existe alguma limitação de performance das aeronaves para fazer o PC, e também queria saber como que essas horas seriam contabilizadas ”legalmente”, não sei se essa é a palavra certa kkkk, e mais uma pergunta, depois do check de PP e eu estiver cursando o teórico de PC e eu fazer uns voos, esses voos contam como horas pro meu PC?

E é isso, novamente, desculpe se vocês já responderam essas perguntas, se já foi respondido e vocês puderem me mandar os links estarei muito agradecido também.

Um abraço e continuem com o bom trabalho, Canal Piloto ajuda muito a gente.

Gabriel Cláudio.

Nossa resposta

Cláudio,

Vou pode, sim, fazer as horas em comando do PCA em aeronaves multimotoras. Mas para isso, durante seu curso de PPA, você deverá ter feito o curso do MLTE, que é composto de 12,5 horas de voo. Somente após ter checado o MLTE, você poderá lançar as horas de voo nessa aeronave como hora em comando.

As horas de voo para o cheque de PCA começam a ser contabilizadas a partir do momento que você tiver a sua CHT provisória no site da ANAC – ou seja, logo após você postar o processo de cheque do PPA.

Para maiores esclarecimentos, recomendo a leitura dos seguintes posts :

Atenciosamente,

Rodrigo Satoshi

INVA – Instrutor de Voo de Avião

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.

Luiz Cláudio Ribeirinho
Redes
Latest posts by Luiz Cláudio Ribeirinho (see all)