Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto à formação aeronáutica, vamos responder à pergunta de hoje:
Dúvida
Bom dia, meu nome e Marcio Araújo, estou estudando para tirar a PP. Pois ainda não entrei em nenhuma escola do aviação, porque quero estar bem preparado para começar. Moro em Londres – Inglaterra, vou fazer o curso aqui. Gostaria de saber se eu posso fazer meu curso teórico aqui, e fazer minhas aulas práticas, minhas 40hs de vôo no Brasil. Pois Brasil e Inglaterra estão no ICAO. E se depois de fazer as 40hs, posso voltar pra Londres e fazer meu PC. Pode me indicar alguma escola de aviação aqui? Muito obrigado!
Nossa resposta
Márcio,
Ambos os países, Inglaterra e Brasil, realmente são signatários da ICAO. Isso quer dizer que as Regras de Voo, Regras de Tráfego Aéreo, o modo como se faz uma investigação de acidente aéreo, o transporte de cargas perigoso, entre outras coisas, serão seguidos conforme consta nos anexos da ICAO.
Em relação aos cursos teóricos e carteiras de PPA e PCA, você pode concluir todo o treinamento do PPA, somente prático ou teórico e prático, na Inglaterra. Para poder voar no Brasil, no entanto, é necessário fazer a convalidação da carteira inglesa para a carteira brasileira. O processo de convalidação está explicado neste post.
Você também pode fazer todo o treinamento prático e teórico do PPA no Brasil, e somente convalidar a carteira do PPA na Inglaterra. Não tenho conhecimento de como é feito o processo de convalidação do PPA na Inglaterra, mas acredito que deve ser muito parecido com o processo feito no Brasil.
Conheço uma pessoa que fez o treinamento de PPA na Inglaterra, e me falou sobre as seguintes escolas:
A pessoa em questão, inclusive, recomendou esta última escola, North London Flying School.
Atenciosamente,
INVA – Instrutor de Voo de Avião
O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.
- Como Escolher Onde Voar - 26/09/2017
- Peruvian International Airways | HCA 154 - 27/07/2017
- Aeronaves Históricas: Fokker F27 - 26/05/2017