Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto a formação aeronáutica, vamos responder à pergunta de hoje:
Dúvida
Olá! Gostaria de saber como anda o mercado para PCA em Táxi aéreo, somente com as 150 horas do PCA ja consigo uma vaga como co-piloto em um táxi aéreo?
Qual é melhor, fazer o curso de INVA e tentar uma vaga ou ir para um Táxi Aéreo? Em qual das opções voa-se mais? Obrigado!
Otiniel Santos
Nossa resposta
Otiniel,
O mercado da aviação tem se aquecido graças à reestruturação que as empresas aéreas TAM e GOL fizeram nesses últimos anos, além da consolidação da fusão AZUL e TRIP. Sendo assim, acho que vamos ter muitas vagas em empresas de Táxi Aéreo, e em empresas que pedem pouca experiência de horas de voo.
Porém, a carreira de INVA prepara muito o piloto, pois durante a instrução, adquire-se muita assertividade na comunicação com outros pilotos na mesma cabine. Além disso, consegue-se uma experiência muito grande, pois aquele que ensina algo é quem mais aprende.
Acho que em ambas as empresas voa-se a mesma quantidade de horas por mês, porém, para arrumar qualquer emprego hoje, além de ter o PC/MLTE-IFR é fundamental o ICAO.
Sendo assim, te deixo livre para escolher entre ser INVA ou procurar um emprego em empresas de táxi aéreo. Porém ser INVA, no meu ponto de vista, me trouxe muitas vantagens como piloto de avião – entre elas, paciência, assertividade e comprometimento.
Atenciosamente,
INVA – Instrutor de Voo de Avião
O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.
- Paixão na Aviação - 20/06/2017
- Prova da ICAO: O que é e quando realizá-la - 27/03/2017
- Quando a imprudência torna-se uma situação catastrófica - 20/03/2017