Dúvida – Como escolher minha vertente profissional na aviação?

posted in: Duvidas | 0

Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto à formação aeronáutica, vamos responder à pergunta de hoje:

Dúvida

Olá,

Sou Caio e tenho 14 anos, gostaria de ser mecânico, engenheiro e piloto de aviões, estou pensando em fazer a faculdade de engenharia, quando terminar fazer o curso de piloto e depois fazer a faculdade de mecânica. Vocês acham que essa escolha é boa ou devo fazer em outra ordem?

Muito Obrigado desde já,

Att,

Caio de Moraes

Nossa resposta

Caio,

Como já disse nos meus posts, trabalho como INVA (Instrutor de Voo de Avião) há mais de dois anos. A profissão de piloto de avião não é um mundo de glamour, onde se ganha muito dinheiro ou se viaja muito. Na escala de trabalho de um piloto de avião, muitas vezes a apresentação acontece às 04:00 da manhã, e o término do voo é por volta das 12:00. Se o piloto morar em São Paulo, por exemplo, tem que acordar por volta das 02:00 da manhã, para não perder o voo. É um profissão onde não há horário constante para acordar. Existem dias em que iniciamos o trabalho de madrugada, e outros em que os pilotos de algumas empresas aéreas passam a madrugada toda voando. Quando chegam nos hotéis, estão tão cansados que acabam dormindo o restante do dia, para acordar no dia seguinte em condições de trabalhar.

Sobre o salário, esse varia muito de empresa para empresa. Pergunto a você: será que um salário por volta de R$5.000,00 é um bom salário para alguém que gastou em torno de R$80.000,00 em sua formação (PC-MLTE/IFR)? Além disso, ser piloto de avião ou helicóptero é sinônimo de muita dedicação aos estudos. As empresas aéreas e o mercado de trabalho cobram isso.

Apesar de tudo isso, gosto daquilo que faço. Acordo todo dia motivado para fazer o meu voo e dar instrução, pois não faço isso buscando dinheiro, mas sim a realização profissional. Na minha maneira de pensar, a escolha profissional tem que ser feita por gosto, e não por dinheiro. Sugiro que você viva a sua adolescência, e deixe para escolher isso daqui a 3 anos. Tenho certeza de que o tempo vai fazer essa decisão ficar mais clara para você.

Recomendo que você acesse alguns posts que eu já escrevi, e espero que te ajudem. Seguem os links:

Atenciosamente,

Rodrigo Satoshi

INVA – Instrutor de Voo de Avião

O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.

Rodrigo Satoshi
Redes