Seguindo com nossa série Pergunte ao Canal Piloto, vamos responder à dúvida de hoje:
Dúvida
Bom dia, me chamo Fernando Raposo sou aluno de PC e vou fazer minhas horas de voo fora do aeroclube (particular) e gostaria de saber como faço pra checar PC MULTI IFR.
Obrigado pela atenção
Atenciosamente;
Fernando Raposo
Nossa resposta
Fernando,
Segundo a RBAC 61, para checar o PC/MLTE – IFR fora de aeroclube são necessárias:
– 100 horas visuais como piloto em comando, sendo necessária um navegação com distância total de no mínimo 300nm, com 2 pousos em aeródromos diferentes dos decolagem e destino, conforme RBAC 61 – 61.101 (item A 1 – i a) e (item A1- i b);
– 5 horas notunas como piloto em comando. conforme RBAC 61 – 61.101 (item A 1 – i D), caso já tenha retirado a restrição noturna;
– 40 horas IFR, sendo que o simulador IFR abate no máximo 20 horas do treinamento prático, conforme consta na RBAC 61 – 61.223 (item 6 – ii);
No IFR, são necessárias também 50 horas de voo como piloto em comando de navegação, das quais, no mínimo, 10 horas tenham sido realizadas na aeronaves na qual é requerida a habilitação, conforme a RBAC 61 – 61.223 (item A 6 – i).
A respeito do curso de multi-motor, serão necessárias 12 horas. Porém, não se esqueça: nos voos de duplo comando (IFR ou MLTE), a instrução deverá ser ministrada por INVA ou PLA devidamente habilitado, e com a habilitação válida, conforme consta na RBAC 61 – 61.237 – item F, na última atualização de 21/06/2013.
Em nenhum dos voos de treinamento poderá haver cargas, nem passageiros. Você terá trinta dias para checar o PC após o último voo, e será obrigatório ter o CMA de primeira classe, além de ter sido aprovado na banca da ANAC de PCA/IFR.
Abraços,
INVA – Instrutor de Voo de Avião
O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.
- Paixão na Aviação - 20/06/2017
- Prova da ICAO: O que é e quando realizá-la - 27/03/2017
- Quando a imprudência torna-se uma situação catastrófica - 20/03/2017