Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto à formação aeronáutica, vamos responder à pergunta de hoje:
Dúvida
Olá,
Minha licença de MLTE/IFRA vence ao final de março e a 1 ano não lanço planos em aeronaves MLTE sendo assim necessário grande duvida da experiencia recente. Alguns dizem que são 3 pousos diurnos e 2 noturnos outros no minimo 2h de voo com 3 procedimentos qual o correto? Como proceder pro recheque levando em conta que vou rechecar em aeronave TPP.
Grato.
Rodrigo Parente
Nossa resposta
Rodrigo,
Em aeronave tipo, você só poderá rechecar a licença IFR. Para rechecar a habilitação MLTE, o voo deverá ser feito em aeronave multimotora (Seneca/Baron).
Para rechecar o IFR, o voo de experiência recente deverá ter a execução de três pousos, onde todos podem ser no período diurno, conforme consta na RBAC 61 – item 61.21 (Experiência recente). E o tempo sob capota tem que ser de no mínimo 1 hora.
Já para readquirir a condição de lançar as horas noturnas como PIC (piloto em comando), deverá ter feito um voo sem duração específica de tempo, com a execução de 3 pousos, como menciona o RBAC 61 no item 61.21.
Sobre o recheque de multimotor, o voo tem que ser de 1 hora, também com três pousos.
Atenciosamente,
INVA – Instrutor de Voo de Avião
O leitor de hoje enviou sua dúvida através do nosso e-mail. Você pode fazer o mesmo, caso não encontre a resposta nas perguntas já respondidas.
- Paixão na Aviação - 20/06/2017
- Prova da ICAO: O que é e quando realizá-la - 27/03/2017
- Quando a imprudência torna-se uma situação catastrófica - 20/03/2017