Seguindo com nossa série Pergunte ao Canal Piloto, vamos responder à pergunta de hoje:
Dúvida
Oscar Lima Alfa senhores,
Meu nome é Olavo, e tenho uma história bastante incomum em relação as demais, bom pelo menos nunca ouvi algo parecido no CP.
Tudo começou em 1993, quando eu nasci, e desde então tive certeza que iria ser Piloto, ai é que está: Como? Não tinha idéia, mas sabia que iria ser. Sou Cearense, e sei em média quais são os custos de uma formação até o PLA, e aqui entre nós, não é tão fácil juntar aquela grana não é?
Bom, minha família não tem uma renda “compatível” com a formação de um PP, PC, PLA, e ciente dessa situação, procurei meu caminho até tal feito, daí foi quando descobri sobre a Faculdade de Ciências Aeronáuticas.
Minha família não tem dinheiro para me bancar em outro estado, e ainda mais cursando Ciências Aeronáuticas, estou ciente do FIES, porém, ainda assim fica um custo muito elevado. Foi quando decidi abraçar a causa, prestei concurso público para a Marinha do Brasil, no Quadro de Praças da Armada. Esse foi um caminho que vi para me levar até o RJ , e começar o curso. Porém, ao chegar aqui me deparo com uma escala muito apertada de plantão, onde eu iria perder em média 2~3 aulas da faculdade por semana, sem contar os finais de semana de plantão, ou seja não iria conseguir manter as matérias em dia e também iria ser reprovado perdendo 25% de aulas do curso.
Hoje me encontro no RJ estagnado! Não posso fazer o PP pois não tenho tempo, não posso fazer a faculdade pelo mesmo motivo. A solução que eu encontrei é sair da Marinha, e regressar para Fortaleza e fazer o PP, juntar um dinheiro e quem sabe em um futuro voltar para o RJ para fazer o Curso de Ciências Aeronáuticas.
A minha dúvida é: sem o Curso de Ciências Aeronáuticas, eu seria bem aceito em uma empresa de Táxi Aéreo somente com o PC?
Grato desde já pela atenção,
Bravo Zulu pelo Trabalho,
e que Deus os abençoe.
Olavo
Nossa resposta
Olavo,
Hoje vou aproveitar para responder a sua dúvida e de muitas outras pessoas com perguntas semelhantes. Portanto, darei a resposta direta, além de comentar sobre assuntos paralelos a isso.
Acredito muito que o sonho e o desejo de se tornar piloto é muito maior do que qualquer coisa. Nunca pensei na carreira de piloto de avião como uma área onde o retorno financeiro seria grande, mas sim como a realização de um sonho, pois se investe muito na formação até realmente chegar a trabalhar e começar a ter um retorno de tudo que se investiu. Hoje somente se pode checar PLA quando já se estiver como comandante em uma companhia aérea, ou voando uma aeronave onde na tripulação não tenha co-piloto. Então, faça apenas as projeções até o cheque de PC/MNTE/IFR ou o INVA, no máximo.
Conheço muitas pessoas influentes no mundo da aviação, e o que tenho ouvido é que, hoje em dia, as horas de voo e proficiência em inglês são muito mais valiosos do que um diploma universitário. E quando falo em proficiência em inglês, não basta ter somente o ICAO 4, mas sim saber estabelecer conversação em língua inglesa.
Em relação ao salário, como falei anteriormente, hoje em dia um co-piloto recebe em torno do mesmo salário de um funcionário concursado do Tribunal Regional do Trabalho, onde ele vai trabalhar de segunda a sexta, apenas meio período. Enquanto isso, um co-piloto de qualquer companhia aérea não tem horário, às vezes trabalha das 22:00 às 06:00 sem intervalo, e passa no máximo dois dias por semana em casa, tendo apenas as clássicas “recompensas”, como poder ver o pôr-do-sol e o nascer-do-sol. Um piloto sempre terá que continuar estudando, sempre será avaliado, e trabalhará sob pressão (horário do avião/passageiro/comandante e etc).
O que estamos vendo no mercado da aviação hoje é apenas um retrato do que é a aviação no Brasil, com demissões e contratações em massa, e abertura e fechamento de empresas. Mas sei que não se abre mão de um sonho por qualquer percalço no meio do caminho. Tenho certeza de que bons profissionais, que trabalham por amor e com dedicação, não ficarão sem emprego.
Tudo o que eu sou até hoje veio até mim. A única coisa que fiz foi dar o meu melhor quando a oportunidade me apareceu. Nunca puxei o “tapete” de ninguém, pois a ética é fundamental – principalmente em mundo como a aviação, onde todos conhecem todos.
Citando novamente o fator “dinheiro”, se você realmente quiser ser piloto de avião, e for atrás de realizar esse sonho, pode ter certeza de que o capital para pagar as horas de voo irá aparecer, como apareceu para mim. No meu caso, só tive dinheiro para pagar as horas de voo através de muitos empréstimos e ajuda de amigos, dinheiro esse que quando comecei o PPA teórico nem sonhava que fosse aparecer, mas nunca desisti. Se você quiser realizar um sonho, lembre-se de que, para concretizá-lo, dependerá muito mais de você do que dos outros.
Exercer uma profissão somente pelo lucro financeiro nunca trará felicidade, pois qualquer profissão tem seu lado bom e ruim. Pode apostar que ser piloto de avião e estar do outro lado do mundo quando o seu filho nascer, não deve ser uma sensação muita boa; tal qual se seu melhor amigo morrer em um acidente aeronáutico, ou até sua mãe, e você nem sequer puder ir ao velório pelo mesmo motivo.
O amor pela sua profissão irá lhe ajudar a superar esses momentos difíceis, mas não haverá dinheiro no mundo que apagará essas memórias.
Espero que tenha lhe ajudado, tanto na resposta direta quanto nessa pequena amostra da “realidade” na aviação. Não será fácil, mas nunca desista de seus sonhos.
Abraços,
INVA – Instrutor de Voo de Avião
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