Seguindo com nossa série sobre dúvidas quanto à formação aeronáutica, vamos responder à pergunta de hoje:
Dúvida
Bom dia!
Meu nome é Bruno, tenho 27 anos de idade.
Eu tenho duas dúvidas em relação a formação de Piloto Privado.
1º Estou no segundo mês de curso teórico de PPA no ACSP, pois a aviação sempre foi o meu sonho, pretendo ser PLA, porém tenho que trabalhar para pagar toda a minha formação, pois não tenho o famoso Paitrocinio. Devido ao fato de ter que trabalhar o dia inteiro e chegar do trabalho correndo e sair direto para o ACSP, pois moro em Sto André-SP, e muitas vezes não da tempo nem de comer, estou sentindo muita dificuldade para aprender algumas matérias, as que sinto mais dificuldades são meteorologia com o professor Rodrigo e navegação com o professor Ferian, e para piorar a minha situação só folgo 2 finais de semana por mês no trabalho, e ainda tenho que assimilar os estudos do ACSP com trabalho e aulas de inglês, eu gostaria de saber se você tem alguma dica para estudo ou se realmente o ACSP é muito mais exigente no aprendizado do que a própria ANAC, como dizem alguns alunos.
2º Pretendo fazer toda a minha formação pratica na EJ, pois além de conhecer a escola pessoalmente e me espantar com a ótima estrutura deles, fui aconselhado por várias pessoas que trabalham na aviação, a não voar no ACSP, pois só poderei realizar minhas horas de voo aos domingos, e além do clima chuvoso de São Paulo, ouvi dizer de algumas pessoas que é impossível voar partindo do Campo de Marte aos finais de semana. (Inclusive da boca de um professor do ACSP)Primeiro pela facilidade de agendamento de hora de voo na EJ.
E ouvi dizer que em Jundiaí além do clima ajudar, o trafego de aeronaves do aeródromo é praticamente só da EJ, diminuindo o tempo de taxi até a cabeceira e também ajudando a não ultrapassar muito o tempo de uma hora de voo, pois como eu disse preciso trabalhar e não tenho dinheiro sobrando para gastar com hora de voo em solo (terra/taxi). Você sabe me dizer se essa informação prossegue? Pois tenho ótimas referencias da EJ.
Muito obrigado e Deus te abençoe!
Nossa resposta
Bruno,
Em primeiro lugar, como tenho dito nos meus posts, esse mundo da aviação pede muito que tenhamos empenho e uma grande dedicação aos estudos. Sei que é muito difícil trabalhar e estudar, porém temos que ter foco no nosso real objetivo. É muito cômodo só estudar e voar. Para mim, sempre foi necessário conciliar os estudos com o trabalho. Por isso, demorei para tirar todas as carteiras, foram quase três anos.
Para lhe ajudar na assimilação dos conceitos vistos no curso, sugiro que utilize todo o tempo possível para estudar, e que não falte às aulas teóricas. É absolutamente normal os alunos terem dificuldade em algumas matérias, principalmente navegação e meteorologia, e facilidade nas outras matérias. Fiz um post sobre esse assunto, conciliar estudo e trabalho, e peço que você o leia. Recomendo também que você assista a um filme chamado “À Procura da Felicidade”, com Will Smith. O filme fala um pouco sobre tudo isso. Tenho certeza que irá te ajudar.
Sobre o ACSP ser mais difícil do que outra escola, não acredito nisso. O nível é o mesmo na grande maioria das escola teóricas (EJ, ABC FLY, EACOM, EWM e ACSP).
Sobre fazer o PP-prático na EJ-Jundiaí, te digo uma coisa como instrutor de voo dessa empresa há mais de dois anos, trabalhando em Jundiaí: se você tiver disponibilidade para estar longe do emprego ou de São Paulo, por um período de pelo menos 20 dias, sugiro que faça todo o treinamento na base de Itápolis, onde o tempo de solo é muito menor. A direção, inclusive, recomenda que o PP seja voado na base de Itápolis e o PC em Jundiaí. Em Jundiaí, temos um tempo de solo em torno de 7 minutos, o que não ocorre em Itápolis. Porém, o ponto positivo para Jundiaí ou Marte é o fato de serem aeródromos controlados, com torre de controle. Itápolis é apenas um aeródromo com freqüência livre.
Atenciosamente,
INVA – Instrutor de Voo de Avião
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